A articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico-transformadora

Autores/as

  • Marta Leardini Gonzaga
  • Maria Eugênia Castanho
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2011v29n56p20-26

Palabras clave:

Formação docente, dimensões técnica, política e ética.

Resumen

Este artigo discute a importância da articulação das dimensões política, ética e técnica no processo de ensino e aprendizagem. Para que isso ocorra, os cursos de formação docente necessitam de propostas fundamentadas numa concepção que enxergue a educação e a formação humana como práticas constituídas pelas relações sociais. Buscamos apontar possíveis caminhos que subsidiem as práticas dos futuros docentes quando saírem para seus campos de atuação, campos esses não tão ideais como sonhados, mas permeados também por conflitos psicossociais, indiferenças e desmotivações.

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