Relação com o saber na escola. O olhar do não-docente sobre a formação de si e do outro. Um olhar estrangeiro.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n82p55-71

Palabras clave:

Relação com o Saber, Trabalhadores não-docentes, Constituição do sujeito aprendente.

Resumen

O olhar dos docentes, dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos sobre o que ocorre na escola estão presentes em quase todos os artigos publicados, livros sobre a educação, resultados de pesquisas acadêmicas sobre o universo escolar. No entanto, o olhar daqueles que atuam nos serviços escolares, merenda, inspetoria, zeladoria, e outros normalmente são ignorados, ao menos na maioria dos trabalhos que conhecemos. Neste texto damos voz a esses trabalhadores que atuam na escola, que também educam crianças e que, portanto, têm alma de educadores. Este texto reflete alguns resultados da pesquisa sobre Relação com o Saber (RcS), tendo como objetivo examinar como os sujeitos aprendem o que sabem e como o expressam. A pesquisa foi baseada em narrativas autobiográficas e apresenta como resultados como os não-docentes veem e participam da formação de crianças e jovens em escolas públicas, no interior do Estado de São Paulo. Identificamos alma docentes nesses trabalhadores.

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Biografía del autor/a

Flávio Caetano da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Educação da UFSCar-São Carlos, atuando na graduação e Pós-Graduação nas áreas de Formação continuada de gestores escolares e educadores em geral.

Ana Paula Gilaverte, PPGE/UFSCar

Professora da rede estadual de Minas Gerais, atuando na cidade de Poços de Caldas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Nathália Suppino Ribeiro de Almeida, PPGE/UFSCar

Professora da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, SP; professora da (Faculdade XXXXXX) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

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Publicado

2021-10-09

Número

Sección

Dossiê – Artigos