Bases cognitivas da escrita inicial: a importância da fluência em escrita
Mots-clés :
fluência em escrita, aprendizagem da escrita inicial, alfabetizaçãoRésumé
Considerando a escrita como um dos seis componentes para a alfabetização, este artigo tem como objetivo discutir a importância da fluência em escrita, em nível lexical, para o processo inicial de alfabetização e, consequentemente, para o ensino. Para tanto, apresenta teoricamente as bases cognitivas da habilidade de escrita, seu desenvolvimento e habilidades que a compõem, com destaque para a importância da fluência em relação à qualidade da codificação.
Téléchargements
Références
ABBOTT, R. D.; BERNINGER, V. W.; FAYOL, M. Longitudinal relationships of levels of language in writing and between writing and reading in grades 1 to 7. Journal of Educational Psychology, v. 102, n. 02, p. 281, 2010.
ALVES, R. A.; HAAS, C. Especial Issue: Writing and cognition, in Honor of John R. Hayes: Editors’ Introduction. Written Communication, v. 29, n. 03, p. 239-243, 2012.
BARRERA, S. D.; MALUF, M. R. Consciência Metalinguística e Alfabetização: Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental. Psicologia: reflexão e Crítica, v. 13, n. 3, p. 491-502, 2003.
BERNINGER, V. W. Coordinating transcription and text generation in working memory during composing: Automatic and constructive processes. Learning Disability Quarterly, v. 22, p. 99-112, 1999.
BERNINGER, V. W.; ABBOTT, R. D.; ABBOTT, S. P.; GRAHAM, S.; RICHARDS, T. Writing and reading: Connections between language by hand and language by eye. Journal of Learning Disabilities, v. 35, n. 1, p. 39-56, 2002.
BERNINGER, V. W.; WINN, W. D. Implications of advancements in brain research and technology for writing development, writing instruction, and educational evolution. In: MACARTHUR, C.; GRAHAM, S.; FITZGERALD, J. (Org.). Handbook of writing research. New York: Guildford Press, 2006. p. 96-114.
BERNINGER, V. W.; YATES, C.; CARTWRIGHT, A.; RUTBERG, J.; REMY, E.; ABBOTT, R. Lower-level development skills in beginning writing. Reading and Writing, v. 4, n. 3, p. 257-280, 1992.
BIANCAROSA, G.; SHANLEY, L. Whats is fluency? In: CUMMINGS, K. D.; PETSCHER, Y. (Org.). The fluency construct – Curriculum-Baed Measurement Concepts and Applications. Florida: Springer, 2016. p. 1-18.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC/SEALF, 2019.
CORREA, J. O aprendizado da escrita e suas dificuldades. In: SPINILLO, A. G.; CORREA, J. (Org.). A escrita de textos por crianças – Limites, possibilidades e implicações educacionais. v. 3. São Paulo: Vetor, 2019. p. 151-171.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura – Como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
EHRI, L. C. Learning To Read and Learning To Spell: Two Sides of a Coin. Top Lang. Disord., v. 20, n. 3, p. 19-36, 2000.
EHRI, L. C.; ROBERTS, T. The Roots of Learning to Read and Write: Acquisition of Letters and Phonemic Awareness. In: DICKINSON, D. K.; NEUMAN, S. B. Handbook of Early Literacy Research. v. 2. New York: The Guildford Press, 2006. p. 113-131.
ELLIS, A. W. Reading, writing and dyslexia – A cognitive analysis. Nova Iorque: Psychology Press, 2016.
FITZGERALD, J.; SHANAHAN, T. Reading and Writing Relations and Their Development. Educational Psychologist, v. 35, n. 1, p. 39-50, 2000.
GRAHAM, S. Handwriting and Spelling Instruction for Students with Learning Disabilities: A Review. Learning Disability Quarterly, v. 22, n. 2, p. 78-98, 1999.
GRAHAM, S. The Sciences of Reading and Writing Must Become More Fully Integrated. Reading Research Quarterly, v. 0, n. 0, p. 1-10, 2020.
GRAHAM, S.; PERRIN, D. Writing next: Effective strategies to improve writing of adolescents in middle and high school. Washington: Allience for Excellence in Education, 2007.
HAYES, J. A new framework for understanding cognition and affect in writing. In: LEVY, C. M.; RANSDELL, S. (Org.). The science of writing – Theories, methods, individual differences and applications. Mahwah: Erlbaum, 1996. p. 1-27.
HAYES, J. Modeling and remodeling writing. Written Communication, v. 29, n. 03, p. 369-388, 2012.
JUEL, C.; GRIFFITH, P. L.; GOUGH, P. B. Acquisition of Literacy: A longitudinal Study of Children in First and Second Grade. Journal of Educational Psychology, v. 78, n. 4, p. 243-255, 1986.
JUSTI, C. N. G.; POLLO, T. C. O conhecimento do nome das letras e o aprendizado inicial da leitura e da escrita. In: SANTOS, M. J. dos; BARRERA, S. D. Aprender a ler e escrever – Bases cognitivas e práticas pedagógicas. Volume 1. São Paulo: Vetor, 2019. p. 115-135.
KIM, Y. -S.; Writing Fluency: Its relations with language, cognitive, and transcritpion skills, and writing quality using longitudinal data from kindergarten to grade 2. Journal of Educational Psychology, v. 116, n. 4, p. 590-607, 2024.
KIM, Y. S.; GATLIN, B.; OTAIBA, S. A.; WANZEK, J. Theorization and an Empirical investigation of the Component-Based and Developmental Text Writing Fluency Construct. Journal of Learning Disabilities, v. 51, n. 4, p. 320-335, 2018.
LÉON, C. B. R. Autorregulação e funções executivas na alfabetização. In: SEABRA, A. G.; NAVAS, A. L.; MALUF, M. R. (Coord.). Alfabetização: Da Ciência Cognitiva à prática Escolar. Londrina: Editora NeuroSaber, 2021. p. 137-154.
LONGCAMP, M.; ZERBATO-POUDOU, M.; VELAY, J. The influence of writing practice on letter recognition in preschool children: A comparison between handwriting and typing. Acta Psychologica, v. 119, p. 67-79, 2005.
MACARTHUR, C. A.; GRAHAM, S. Writing research from a cognitive perspective. In: MCARTHUR, C. A.; GRAHAM, S.; FITZGERALD, J. Handbook of Writing Research. Nova Iorque: Guilford Press, 2016. p. 24-40.
MALUF, M. R. Do conhecimento implícito à consciência metalinguística indispensável na alfabetização. In: GUIMARÃES, S. R. K.; MALUF, M. R. (Org.). Aprendizagem da linguagem escrita – Contribuições de pesquisa. São Paulo: Vetor, 2010. p. 17-32.
MALUF, M. R.; SARGIANI, R. de A. Alfabetização e metalinguagem: Considerações para o ensino eficiente da linguagem escrita. In: NASCHOLD, A. C.; PEREIRA, A.; GUARESI, R.; PEREIRA, V. W. (Org.). Aprendizagem da leitura e da escrita: A ciência em interfaces. Natal: EDUFRN, 2015. p. 233-251.
MARQUEZ, N. A. G. A influência das habilidades de consciência fonológica e consciência morfológica na aprendizagem da escrita de palavras. 2023. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
NOTTBUSCH, G.; WEINGARTEN, R.; SAHEL, S. From Written Word to Written Sentence Production. In: TORRANCE, M.; WAES, L. V.; GALBRAITH, D. (Org.). Writing and cognition: Research and applications. United Kingdom: Emerald, 2007. p. 31-53.
POLLO, T. C.; TREIMAN, R.; KESSLER, B. Uma visão crítica sobre as três perspectivas sobre o desenvolvimento da escrita. Estudos de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 449-459, 2015.
RITCHEY, K. D.; MCMASTER, K. L.; OTAIBA, S. A.; PURANIK, C. S.; KIM, Y. S. G.; PARKER, D. C.; ORTIZ, M. Indicators of fluent writing in beginning writers. In: CUMMINGS, K. D.; PETSCHER, Y. (Org.). The fluency construct – Curriculum-Baed Measurement Concepts and Applications. Florida: Springer, 2016. p. 21-66.
RODRIGUES, M. L.; MALUF, M. R. Componentes essenciais na aquisição da linguagem escrita: revisão da literatura no período 2015 a 2020. Letrônica, v. 14, n. 2, p. 1-16, 2021.
SCLIAR-CABRAL, L. Neuron Recycling for Learning the Alphabetic Principles. Folia Phoniatrica et Logopaedica, v. 66, p. 58-66, 2014.
SCLIAR-CABRAL, L. Novos olhares para o processamento da leitura e da alfabetização. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2021.
SCLIAR-CABRAL, L. Princípios do Sistema Alfabético do Português do Brasil. Florianópolis: Lili, 2023.
SCLIAR-CABRAL, L.; HEINIG, O. L. Linguistic main contributions to early literacy. Fórum Linguístico, v. 20, n. 1, p. 8716-8726, 2023.
SHANAHAN, T. Relations among oral language, reading, and writing development. In: MCARTHUR, C. A.; GRAHAM, S.; FITZGERALD, J. (Org.). Handbook of Writing Research. Nova Iorque: Guilford Press, 2006. p. 171-183.
SHARE, D. L. Orthographic learning, phonological recoding, and self-teaching. Advances in Child Development and Behavior, v. 36, p. 31-82, 2008.