Ensino da leitura e formação do professor mediador
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2011v29n57p28-37Mots-clés :
Leitura, mediação, ensino.Résumé
O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre a formação do professor mediador e o desenvolvimento das práticas de leitura na escola. Para tanto, foram eleitos discursos de professores sobre as dificuldades que cercam o ensino e a aprendizagem da leitura. Três tipos de discursos são analisados: aqueles em que os professores apresentam um diagnóstico sobre as dificuldades de seus alunos; os que revelam suas próprias dificuldades para ensinar o aluno a ler; e, por fim, os discursos sobre como se dá o ensino da leitura. Os dados analisados resultaram de pesquisas desenvolvidas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, de 2003 a 2010. A partir das análises, assumo a hipótese de que a formação do professor mediador ainda continua sendo um dos grandes desafios a serem enfrentados no interior dos cursos de licenciaturas. A concepção dialógica de linguagem e sujeito, conforme defendida por Bakhtin, é mobilizada como ponto de sustentação desta reflexão.