Encontros em zonas de fronteiras: contaminações entre estágio supervisionado e linguagens

Auteurs-es

  • Wenceslao Machado de Oliveira Junior Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p133-147

Mots-clés :

Estágio supervisionado, formação de professores, fronteira

Résumé

Como levar vida aos corpos-estudantes-professores nos estágios supervisionados? É em torno dessa pergunta que esse ensaio busca apontar os estágios de licenciatura como encontros em zonas de fronteiras onde o imprevisto teria força para se constituir como matéria viva para encontros intensivos, onde ocorrem contágios diversos que levam vida aos corpos dos estudantes e aos demais corpos ali encontrados, inclusive o corpo-educação, o corpo-linguagem, o corpo-imagem. Apresentam-se crônicas escritas pelos estudantes-estagiários onde traços dessas intensidades dos encontros atravessam a escrita, testemunhando desfigurações das figuras já existentes – aprisionadoras do pensamento – do bom professor.

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Biographie de l'auteur-e

Wenceslao Machado de Oliveira Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Wenceslao Machado de Oliveira Junior possui graduação em Geografia (Universidade Federal de Juiz de Fora), Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Pós-doutorado “As geografias menores em obras em vídeo de três artistas contemporâneos” (Universidade do Minho, Portugal). É professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na interface entre imagens e educação em suas conexões com as geografias que dela se desdobram, se descobrem, se criam, se extraem, principalmente nas relações e experimentações entre cinema e escola.

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Publié-e

2017-05-16

Numéro

Rubrique

Ensaios