Boca de lixo: o outro, o nome e o encontro

Auteurs-es

  • Anelice Ribetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Valter Filé Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p33-49

Mots-clés :

outro, Eduardo Coutinho, diferença, cinema

Résumé

Este ensaio é um esforço para pensar o documentário Boca de lixo, de Eduardo Coutinho, como uma expressão estética que nos permite abordar os sentidos e os efeitos provocados por algumas das suas passagens e ampliar um dos conceitos com os quais trabalhamos há um tempo:  o encontro. O encontro como espaço de conversação e como contorno metodológico possível para as pesquisas que interpelam a diferença e as relações de alteridade como questões para o campo da Educação. Para isso, ensaiamos algumas cenas de sentido. O Outro: o que há nele? e A pergunta e seus efeitos em nós:  cenas que se ampliam a partir da abertura de um campo problemático e do conceito de encontro e suas condições de possibilidade para que a diferença seja mantida na sua radicalidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Anelice Ribetto é psicóloga (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina), Mestre e Doutora em Educação (Universidade Federal Fluminense). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores. Pertence ao quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais.

Valter Filé, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Valter Filé (José Valter Pereira) é Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, ambos no estado do Rio de Janeiro.

Références

DELEUZE, G. Cinema - a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’ Água, 1996.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FILÉ, V. Os dois lados da câmera. Entrevista com o documentarista Eduardo Coutinho. In: FILÉ, V. (Org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HILGERT, A. V.; FISCHER, R. M. B. Educação estética, cinema e alteridade. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.162, out./dez. 2016.

LARROSA, J. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho - televisão cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

______. Pedagogías de las diferencias. Buenos Aires: Noveduc/Perfiles, 2017.

Filmografia

COUTINHO, E. Boca de lixo. Rio de Janeiro: Cecip, 1992. Som, cor. Disponível em: <https://youtu.be/wZcNU_Wy8Gk>. Acesso em: 12 ago. 2017.

COUTINHO, E. A entrevista como arte do encontro no docomentário. Visões do documentário. Rio de Janeiro: Casa do Saber; Matizar, 2009. Cor. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ReVHCQoplro&feature=youtu.be>. Acesso em: 12 abr. 2014.

RAMÍREZ,I. C. Ensayo audio-visual de “Hablar con desconocidos”. Buenos Aires: Editorial Candaya, 2014. Som, cor. Disponível em: <https://vimeo.com/87029366>. Acesso em: 30 abr. 2016.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-07

Numéro

Rubrique

Dossiê – Artigos