Boca de lixo: o outro, o nome e o encontro

Authors

  • Anelice Ribetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Valter Filé Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2018v36n73p33-49

Keywords:

outro, Eduardo Coutinho, diferença, cinema

Abstract

Este ensaio é um esforço para pensar o documentário Boca de lixo, de Eduardo Coutinho, como uma expressão estética que nos permite abordar os sentidos e os efeitos provocados por algumas das suas passagens e ampliar um dos conceitos com os quais trabalhamos há um tempo:  o encontro. O encontro como espaço de conversação e como contorno metodológico possível para as pesquisas que interpelam a diferença e as relações de alteridade como questões para o campo da Educação. Para isso, ensaiamos algumas cenas de sentido. O Outro: o que há nele? e A pergunta e seus efeitos em nós:  cenas que se ampliam a partir da abertura de um campo problemático e do conceito de encontro e suas condições de possibilidade para que a diferença seja mantida na sua radicalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Anelice Ribetto é psicóloga (Universidade Nacional de Córdoba, Argentina), Mestre e Doutora em Educação (Universidade Federal Fluminense). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores. Pertence ao quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais.

Valter Filé, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Valter Filé (José Valter Pereira) é Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, ambos no estado do Rio de Janeiro.

References

DELEUZE, G. Cinema - a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’ Água, 1996.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FILÉ, V. Os dois lados da câmera. Entrevista com o documentarista Eduardo Coutinho. In: FILÉ, V. (Org.). Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HILGERT, A. V.; FISCHER, R. M. B. Educação estética, cinema e alteridade. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.162, out./dez. 2016.

LARROSA, J. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho - televisão cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

______. Pedagogías de las diferencias. Buenos Aires: Noveduc/Perfiles, 2017.

Filmografia

COUTINHO, E. Boca de lixo. Rio de Janeiro: Cecip, 1992. Som, cor. Disponível em: <https://youtu.be/wZcNU_Wy8Gk>. Acesso em: 12 ago. 2017.

COUTINHO, E. A entrevista como arte do encontro no docomentário. Visões do documentário. Rio de Janeiro: Casa do Saber; Matizar, 2009. Cor. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ReVHCQoplro&feature=youtu.be>. Acesso em: 12 abr. 2014.

RAMÍREZ,I. C. Ensayo audio-visual de “Hablar con desconocidos”. Buenos Aires: Editorial Candaya, 2014. Som, cor. Disponível em: <https://vimeo.com/87029366>. Acesso em: 30 abr. 2016.

Published

2018-10-07

Issue

Section

Dossiê – Artigos