Educação e tecnologias digitais: pesquisas no contexto internacional sobre educação e tecnologias digitais no ensino superior
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p105-119Mots-clés :
Tecnologia educacional, Aprendizagem, CríticaRésumé
Este artigo trata das tecnologias digitais que estão se tornando inerentes à vida cotidiana com reflexos na educação. Integrando-se à fundamentação teórica inicial e à teoria social crítica marcuseana, busca identificar pesquisas no contexto internacional que tenham como objeto de discussão a relação entre educação e tecnologias digitais no ensino superior. Nesse sentido, apresenta um recorte em artigos internacionais produzidos de 2010 a 2019 na área de Educação, partindo da seguinte questão: o que tem sido apresentado nas pesquisas internacionais sobre educação e tecnologias digitais no ensino superior? Foi realizado levantamento tendo como referência a base de dados Scopus. Entre os 5 autores e as 10 pesquisas mais citados, o corpus da análise de conteúdo foi definido em 06 artigos. Os resultados apresentam abordagens críticas indicando desconfianças e usos limitados de tecnologias digitais nos ambientes educacionais.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARRETO, R. G. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. IN: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, A.; CARVALHO, J. (Org.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017, p. 124-141. Disponível em: <https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf>. Acesso em: 14 maio. 2018.
BARRETO, R. (2019) Tecnologias na educação: de contexto em contexto. Revista educação e cultura contemporânea, 16(43). Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6002/47965991. Acesso em: 17 nov 2019.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução de Carlos Albert Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/viewIssue/3052/318 Acesso em: 11 abr 2019.
BOND, M.; ZAWACKI-RICHTER, O.; NICHOLS, M. (2019). Revisiting five decades of educational technology research: a content and authorship analysis of the British Journal of Educational Technology. British Journal of Educational Technology, 50(1), 12-63. https://doi.org/10.1111/bjet.12730
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas realidades. In: COLL, C. et al. (Org.). Psicologia da educação virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Capítulo 1. Porto Alegre: Artmet, 2010. p. 15-46.
DUSEK, V. Filosofia da tecnologia. São Paulo, Loyola. 2009.
GALLARDO, E., MARQUÉS, L., & BULLEN, M. (2015). Students in higher education: Social and academic uses of digital technology. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, 12(1). pp. 25-37. http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v12i1.2078 Acesso em: 17 nov 2019.
HEIM, M. The metaphysics of virtual reality. Oxford University, New York, 1994.
HENDERSON, M.; SELWYN N.; ASTON R. (2015). What works and why? Student perceptions of ‘useful’ digital technology in university teaching and learning. Studies in Higher Education, 42(8), 1567-1579. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1007946 Acesso em: 17 nov 2019.
HENDERSON, M.; SELWYN, N.; FINGER, G.; ASTON, R. (2015): Students’ everyday engagement with digital technology in university: exploring patterns of use and ‘usefulness’, Journal of Higher Education Policy and Management, http://dx.doi.org/10.1080/1360080X.2015.1034424 Acesso em: 17 nov 2019.
KEEM, A. The cult of the amateur: how today's internet is killing our culture. New York: Doubleday, 2007.
MARCELO-GARCÍA, C.; YOT-DOMÍNGUEZ, C.; MAYOR-RUIZ, C. (2015). University teaching with digital technologies. Comunicar, 23(45), 117-124. https://doi.org/10.3916/C45-2015-12 Acesso em: 17 nov 2019.
MARCUSE, H. One-Dimensional Man: studies in the ideology of advanced industrial society. London and New York: Routledge & Kegan Paul, 1964.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
PASSEY, D. (2019). Technology-enhanced learning: Rethinking the term, the concept and its theoretical background. British Journal of Educational Technology, 0(0), 1-15. https://doi.org/10.1111/bjet.12783 Acesso em: 28 jun 2019.
SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SELWYN, N. (2011) Digitally distanced learning: a study of international distance learners’ (non)use of technology, Distance Education, 32:1, 85-99, http://dx.doi.org/10.1080/01587919.2011.565500 Acesso em: 17 nov 2019.
SELWYN, N. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCHA, C. H.; EL KADRI, M. S; WINDLE, J. A. (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação, linguística, mobilidade e práticas translíngues. São Paulo: Pontes, 2017, p. 15-40. Disponível em: <https://osf.io/preprints/socarxiv/5pu3x/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SELWYN, N. What do we mean by ‘education’ and ‘technology’? In: SELWYN, N. Education and Technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury, 2014. Edição para Kindle. Tradução para o português de Giselle M. S. Ferreira: “O que queremos dizer com ‘educação’ e ‘tecnologia’?, 2016a. Disponível em: <https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn_keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf>. Acesso em: 17 nov 2019.
YOT-Domínguez and MARCELO, C. (2017) University students’ self-regulated learning using digital technologies Yot-Domínguez and Marcelo International Journal of Educational Technology in Higher Education 14:38. http://dx.doi.org/10.1186/s41239-017-0076-8 Acesso em: 17 nov 2019.