A relação entre a leitura e a capacidade noética de autodistanciamento
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2021v39n83p159-165Mots-clés :
Leitura, Capacidade noética de autodistanciamento, Reflexão.Résumé
O presente ensaio trata da leitura, pensada a partir de uma perspectiva existencialista, visto que se trata de uma atividade complexa da linguagem, mediada por meio da interação entre o leitor e o texto, que envolve a reflexão. Dessa maneira, a leitura pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades mais elevadas, noéticas, como o autodistanciamento, que se refere à reflexão sobre o próprio ser e sobre as situações para fazer escolhas mais coerentes com os valores e crenças. No ato de ler o leitor reflete à luz de suas experiências de vida e de leitura, na vida, também o ser humano, por meio da capacidade noética de autodistanciamento, reflete sobre os acontecimentos a partir de suas experiências, assim, é possível pensar numa relação estreita entre a leitura e o autodistanciamento.
Téléchargements
Références
ALLIENDE, F.; CONDEMARÍN, M. A leitura: Teoria, avaliação e desenvolvimento. (8ª ed.). Porto Alegre: Artmed, 2005.
ARENDT, H. La vida del espíritu: el pensar, la voluntad y el juicio en la Filosofía y en la política. (R. M. Romero y F. V. Oña, trad.) Madrid: Centro de Estudios Constitucionales,1984.
BRITTO, L. P. L. Leitura: Acepções, sentido e valor. Nuances: estudos sobre Educação. V. 21, n 22, p. 18-31, 2012.
BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Cortez Moraes, 1979.
CASSIRER, E. Antropología Filosófica: Introducción a una filosofía de la cultura. Mexico: Fondo de cultura económica, 1967.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. (B. C. Magne, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FRANKL, V. A Vontade de Sentido. São Paulo: Paulus, 2011.
GOODMAN, K. Reading, Writing and Written texts : a transactional sociopsycho linguistics view. In ROBERT, R. & HARRY, S. (Eds), (1994), 1094 – 1130.
LEFFA, V. J. Aspectos de leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre, RS: Sagra-DC Luzzatto, 1996.
MARTINS, M. H. O que é leitura. (5ª ed.). São Paulo, SP: Brasiliense, 2010.
MARTINEZ, E. La logoterapia de Viktor Frankl como psicoterapia contemporánea. Revista Peruana de Logoterapia Clínica y enfoques afines. n.001, p. 1-17, oct. 2012.
SARDINHA, M. G. Literacia em leitura – Identidade e construção da cidadania. Recuperado em 01 de outubro de 2016, de http://bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/510/pdf, 2007.
SCHELER, M. El puesto del hombre en el cosmos. Buenos Aires: Betiles, 1979.
SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura (11ª ed.). São Paulo: Cortez, 2011.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. (6ª ed.). Porto Alegre: Artmed, 2008.