A leitura no ensino fundamental: uma revisão de literatura

Autori

Parole chiave:

escola, literatura, pesquisa bibliográfica

Abstract

Esta pesquisa objetivou coletar e analisar investigações sobre a leitura no ensino fundamental. A metodologia incluiu a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica, sendo os dados coletados no Portal de Periódicos da CAPES. O referencial teórico incluiu estudos sobre literatura infantil e juvenil. Como conclusão, observou-se que a leitura tem sido utilizada com diversas finalidades e modos, destacando-se seu uso atrelado à potencialização de outras aprendizagens na escola.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Franciele Marques Flach, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Franciele Marques Flach é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e integrante do Grupo de Pesquisa Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação – ArtCIEd (CNPq/PPGED/Uergs). Possui Graduação em Letras – habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Especialização em Literatura Brasileira pela mesma instituição (2016) e Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021). Atua como professora de Língua Portuguesa na Rede Pública Municipal de Educação de Capão da Canoa (RS).

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Cristina Rolim Wolffbüttel é pós-doutora, doutora e mestre em Educação Musical. Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação, em Literatura Brasileira, em Filosofia e em Educação Infantil e Anos Iniciais. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Uergs e do Curso de Graduação em Música: Licenciatura/Uergs. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (CNPQ/UERGS) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (CNPQ/UERGS). Professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Vice-Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.

Riferimenti bibliografici

BAPTISTA, R. M. et al. Práticas de leitura e compreensão de texto no 6º e 7º anos do ensino fundamental. Estudos de Psicologia, Campinas, p. 173-182, 2016. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7813. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Plano Nacional do Livro e da Leitura. Decreto Presidencial Nº 7.559, de 1º de setembro de 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

CALDIN, Clarice Fortkanp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. L.], v. 8, n. 15, p. 47-58, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p47. Acesso em: 04 abr. 2024.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, W. C.; BOTELHO, C. (2016). A experiência do aluno do 6º ano do ensino fundamental II para a leitura do texto literário. HOLOS, Pernambuco, v. 8, p. 136–147, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2829/1317. Acesso em: 15 abr. 2024.

CORREIA, Letícia Veste; BEDRAN, Patrícia Fabiana. A leitura em um contexto de ensino de língua portuguesa: um convite à reflexão. EntreLetras, Araguaína, v. 9, n. 2, jul./set. 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4681/14376. Acesso em: 15 abr. 2024.

COUTO, Maria Elizabete Souza; ANDRADE, Jamile Barros. A aula de leitura e a leitura na aula. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 106-134, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/issue/view/290/222. Acesso em: 15 abr. 2024.

DIESEL, Aline; MARTINS, Silvana Neumann; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental. Exitus, Santarém, v. 10, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S223794602020000100260&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 abr. 2024.

FLORENCIANO, K. A. B.; BARBOSA, E. A. B. A prática da leitura no ensino fundamental: reflexões e possibilidades. Horizontes – Revista de Educação, [S. L.], v. 7, n. 13, p. 24–36, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8752. Acesso em: 15 abr. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Maria Rosa D.; PALO, Maria José. Literatura infantil: a voz da criança. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios)

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PESSOA, Maria de Jesuz Coelho. Fatores que influenciam no interesse pela leitura dos alunos dos anos finais do ensino fundamental do Colégio Municipal José Teixeira na cidade de Tuntum – MA. Revista Internacional de Apoyo a la inclusión, logopedia, sociedade e multiculturalidad, v. 4, n. 2, p. 13-27, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5746/574660906002/. Acesso em: 15 abr. 2024.

SANTOS, Kelly Rose Flávio Veloso; VIEIRA, Fábia Magali Santos. Jogos de Leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura. Signum: Estudos da Linguagem, [S. L.], v. 23, n. 3, p. 132–148, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40641. Acesso em: 15 abr. 2024.

ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, [S. L.], v. 1, n. 14, p. 11-22, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 27 abr. 2024.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 6 ed. São Paulo: Global, 1987.

Pubblicato

2025-01-05

Fascicolo

Sezione

Artigos