O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática

Autori

  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campos do Jordão, SP, Brasil.
  • Luciana Aparecida Silva de Azeredo Fundação Universitária Vida Cristã, Pindamonhangaba, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p107-121

Parole chiave:

Leitura e escrita de gêneros discursivos, sequência didática, curriculum vitae

Abstract

Este trabalho surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de alunos de cursos superiores em relação a gêneros da esfera profissional da área de tecnologia. O objetivo foi elaborar e aplicar uma sequência didática com o gênero curriculum vitae, tomando uma perspectiva discursiva a partir de Bakhtin. O gênero currículo foi selecionado conforme a demanda observada dos alunos. Resultados apontam que os procedimentos permitiram o avanço em relação a aspectos não apenas técnicos da língua portuguesa e sua gramática, mas, sobretudo, a aspectos discursivos da linguagem, como seus efeitos de sentido. Para além desses aspectos, foi possível, devido ao gênero escolhido pressupor a escrita de si, tecer reflexões junto aos alunos de modo a influenciar sua autoestima, o que configura uma missão das instituições de ensino que veem seus alunos não apenas como sujeitos empíricos, mas também como sujeitos sociais e psicológicos, enfim, sujeitos da linguagem.

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Biografie autore

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campos do Jordão, SP, Brasil.

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho é licenciada em Letras - Português/Inglês e Mestra em Linguística Aplicada (ambos pela Universidade de Taubaté). É doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo). Atualmente, é professora do Instituto Federal de São Paulo.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Fundação Universitária Vida Cristã, Pindamonhangaba, SP, Brasil.

Luciana Aparecida Silva de Azeredo é licenciada em Letras - Português/Inglês e Mestra em Linguística Aplicada (ambos pela Universidade de Taubaté). É bolsista CAPES e doutoranda em Educação (Universidade São Francisco). Atualmente, é professora da Fundação Universitária Vida Cristã.

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Pubblicato

2017-01-31

Fascicolo

Sezione

Artigos