O desenvolvimento da escrita de resumos de textos narrativos e expositivos por crianças
Palavras-chave:
escrita de resumos, texto narrativo, texto expositivoResumo
O estudo examinou o papel da escolaridade e do tipo de texto na escrita de resumos. Estudantes do Ensino Fundamental foram solicitados a escrever resumos de textos narrativo e expositivo. As crianças do 5º ano produziram resumos mais elaborados que as do 3º ano, mas apresentavam dificuldades em ser fiel ao conteúdo do texto-base. O desempenho foi melhor em relação ao texto expositivo. Concluiu-se que a escrita de resumos se desenvolve e é influenciada pelo tipo de texto que está sendo sumariado.
Palavras-chave: Escrita de resumos; texto narrativo; texto expositivo.
Downloads
Referências
ÂNGULO, Teodoro; RAMÍREZ BRAVO, Roberto. El texto expositivo y su escritura. Folios, Bogotá, n. 32, p. 73-88, jul./dez. 2010.
CORSO, Helena et al. COMTEXT – Avaliação da compreensão de leitura textual. , São Paulo: Vetor, 2017. Coleção ANELE, v. 2.
FREY, Nancy; FISHER, Douglas; HERNANDEZ, Ted. “What’s the Gist”? Summary Writing for Struggling Adolescent Writers. Voices from the Middle, n. 11 (2), p. 43-49, dez. 2003.
FRIEND, Rosali. Summing it up: Teaching summary writing to enhance science learning. The Science Teacher, n. 69 (4), p. 40-43, 2002.
GONZÁLEZ, Josefina; DOMÍNGUEZ, Maria. Un estudio del texto expositivo. Aportes desde la revisión documental. Lengua y Habla, Venezuela, n. 10 (1), p. 51-62, jan./dez. 2006.
HIDI, Suzanne; ANDERSON, Valerie. Producing written summaries: Task demands, cognitive operations, and implications for instruction. Review of Educational Research, Estados Unidos, n. 56 (4), p. 473-493, jul. 1986.
HILL, Margaret. Writing summaries promotes thinking and learning across the curriculum: But why are they so difficult to write? Journal of reading, Estados Unidos, n. 34 (7), p. 536-539, abr. 1991.
HUDSON, Judith; SHAPIRO, Lauren. The development of children´s script, stories, and personal narratives. In: MCCABE, Allyssa; PETERSON, Carole (Org.). Developing narrative structure. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991. p. 89-136.
JITENDRA, Asha; HOPPES, Mary; XIN, Yan. Enhancing main idea comprehension for students with learning problems: The role of a summarization strategy and self-monitoring instruction. The Journal of Special Education, n. 15 (3), p. 127-140, out. 2000
JIULIANG, Li. Examining genre effects on test takers’ summary writing performance. Assessing Writing, n. 22, p. 75-90, out. 2014.
JOHNSON, Nancy. What do you do if you can´t tell the whole story? The development of summarization skills. In: NELSON, Keith. (Ed.). Children´s language. v. 4. New York: Psychology Press, 2014. p. 315-383.
KECK, Casey. The use of paraphrase in summary writing: A comparison of L1 and L2 writers. Journal of Second Language Writing, n. 15 (4), p. 261–278, dez. 2006.
KIRKLAND, Margaret; SAUNDERS, Mary. Maximizing student performance in summary writing: Managing cognitive load. TESOL Quarterly, n. 25 (1), p. 105–121, 1991.
MOKEDDEN, Samiha; HOUCINE, Samira. Exploring the relationship between summary writing ability and reading comprehension: toward an EFL writing-to-read instruction. Mediterranean Journal of Social Sciences, Londres, n. 7 (2), p. 197-205, mar. 2016.
MUNIZ, Luís. Por que temos vermes? Revista CHC, Rio de Janeiro, n. 165, 2006.
NANBA, Hidetsugu et al. Text Summarization Challenge: An Evaluation Program for Text Summarization. In: SAKAI, Tetsuya; OARD, Douglas; KANDO, Norico. (Eds.). Evaluating Information Retrieval and Access Tasks: NTCIR’s Legacy of Research Impact. Singapore: Springer, 2021. p. 39-48.
PERRONI, Maria. Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 239.
RADMACHER, Sally; LATOSI-SAWIN, Elizabeth. Summary writing: A tool to improve student comprehension and writing in psychology. Teaching of Psychology, n. 22 (2), p. 113–115, 1995.
RIVARD, Léonard. Summary writing: A multi-grade study of French immersion and Francophone secondary students. Language, Culture and Curriculum, n. 14 (2), p. 171–186, abr. 2010.
ROSE, Marjorie. In defence of summarization. College of The Bahamas Research Journal, n. 10, p. 29- 34, 2001.
SADDLER, Bruce et al. Teaching summary writing to students with learning disabilities via strategy instruction. Reading & Writing Quarterly, n. 35 (6), p. 572-586, maio, 2019.
SHOKRPOUR, Nasrin. The effect of summary writing as a critical reading strategy on reading comprehension of Iranian EFL learners. Journal of Studies in Education, n. 3 (2), p. 127-138, 2013.
SPINILLO, Alina. O leitor e o texto: desenvolvendo a compreensão de textos na sala de aula. Interamerican Journal of Psychology, n. 42 (1), p. 29-40, 2008.
SPINILLO, Alina. “Eu sei fazer uma história ficar pequena”. A escrita de resumos produzidos por crianças. Revista Interamericana de Psicologia, n. 43 (2), p. 362-373, 2009.
SPINILLO, Alina; CÂMARA, Bárbara. Como avaliar a escrita de resumos produzidos por crianças. In: SALLES, Jerusa; NAVAS, Ana. (Org.). Avaliação da Linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas: panorama nacional de instrumentos. São Paulo: Vetor, 2021. p. 181-186.
TAYLOR, Karl. Summary writing by young children. Reading Research Quarterly, n. 21 (2), p. 193-208, 1986.
VAN DJIK, Teun. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Editora Contexto, 2000. p. 208.
VIANA, Fernanda; MARTINS, M. Dos leitores que temos aos leitores que queremos. In: RIBEIRO, Iolanda; VIANA, Fernanda. (Org.) Dos leitores que temos aos leitores que queremos: ideias e projectos para promover a leitura. Coimbra: Almedina, 2009. p. 9- 42.
WALLACE, Randy et al. Writing for comprehension. Reading Horizons, n. 48 (1), p. 41-56, set./out. 2007.
YU, Guoxing. The shifting sands in the effects of source text summarizability on summary writing. Assessing Writing, n. 14 (2), p. 116–137, 2009.