E quando a inclusão excludente é com crianças de 0 a 12 anos? Infância e Resistência

Autores

  • Márcia Aparecida Gobbi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2013v31n61p185-197

Palavras-chave:

Resistência, desenhos de crianças, infância.

Resumo

Tendo como inspiração alguns textos do poeta, estudioso da infância e desenhista Mário de Andrade, o presente artigo busca refletir, a partir dos desenhos criados por meninas e meninos, quais resistências estão presentes e são inventadas por eles e elas em seu cotidiano. Nos desenhos compreendidos como exercício cotidiano de vida, artefatos culturais e fontes documentais, encontram-se traços de infâncias que criam e mostram-se em diferentes culturas. Provocam a pensar sobre atos que excluem crianças e suas lógicas, ainda tão desconhecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê – Artigos