Novas tecnologias e a história da cultura escrita. Obra, leitura, memória e apagamento

Autores

  • Roger Chartier Collège de France, Paris, França.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n71p17-29

Palavras-chave:

Novas tecnologias, História da Cultura Escrita, livro

Resumo

Este artigo foi apresentado como conferência no III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da História e da Cultura, realizado na UNICAMP, entre 13 e 15 de junho de 2016. Nessa discussão foram propostas três perspectivas: uma reflexão sobre as características essenciais das novas tecnologias e suas diferenças com relação às formas herdadas da cultura escrita; a análise das mutações do ler e escrever no mundo digital, tanto na escola como fora dela; e, finalmente, algumas reflexões sobre a relação entre memória e apagamento, entre a proliferação dos discursos e sua “rarefação”, como escreveu Foucault.

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Biografia do Autor

Roger Chartier, Collège de France, Paris, França.

Roger Chartier é um reconhecido historiador francês, com uma vasta obra publicada. É docente na Collège de France (Paris, França), na cátedra Écrit et Cultures dans l’Europe Modern, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Faculdade de Altos Estudos em Ciências Sociais). Destaca-se no campo da História Cultural, com pesquisa e estudos importantes sobre a história da cultura e dos livros, a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais.

Referências

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Dossiê – Artigos