Cinema indígena e educação: pelo rio Ápa e pelo fogo que nunca apaga

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Palavras-chave:

cinema indígena, educação, povo Guarani

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa sobre cinema indígena brasileiro realizada por um estudante universitário pertencente ao povo guarani, a partir do mergulho nos catálogos do Projeto Vídeo nas Aldeias e da Associação de Realizadores Indígenas (Ascuri). A pesquisa foi realizada no período da pandemia e envolveu seleção de filmes dos catálogos, análise de alguns deles e a realização de diálogos com estudantes do ensino médio e ensino superior na forma de cine debates on-line. Estudar e conversar sobre os filmes foram movimentos disparados por uma inquietação vivenciada como indígena na universidade: a urgente necessidade de se combater os estereótipos construídos durante séculos de colonização sobre os povos indígenas. Para esta escrita em forma de ensaio, escolhemos um dos movimentos da pesquisa sobre o encontro entre a história de vida do estudante com dois filmes de produção da Ascuri, dirigidos pelo realizador Terena Gilmar Galanche do Mato Grosso do Sul: “Pirakuá, os guardiões do Rio Ápa” (2014) e “Panambizinho, o fogo que nunca apaga” (2014). As histórias dos personagens dos filmes e as ancestralidades do estudante pesquisador se misturam e dão a ver os modos de ser, viver e resistir do povo Guarani nos territórios do Mato Grosso do Sul e em qualquer lugar que estejam.

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Biografia do Autor

Luiz Medina, Unicamp

Luiz Medina é Indígena do povo Guarani. Bacharel em Administração Pública FCA/Unicamp. Atualmente está mestrando em Sustentabilidade e Proteção Social pelo ICHSA/Unicamp no Laboratório de Economia e Gestão. Com sua pesquisa voltada para os estudos da Transição Energética, Desenvolvimento e Comunidades Tradicionais. Esteve como Pesquisador Visitante Convidado no IFCH/Unicamp onde é vinculado ao projeto de pesquisa EKOLOGOS na Uit - The Arctic University of Norway. Projeto de triangulação Brasil, Índia e Noruega com os temas: mudanças climáticas, parlamentarismo indígena no Ártico, abordagem crítica à transição energética, antropologia visual, sociologia, arte e educação.Foi estagiário da Comissão Assessora para Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI) dentro da Diretoria Executiva dos Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp. É vinculado ao Ceape/FE/Unicamp onde fez parte da equipe de organização do banco de dados OBIQUES como pesquisador de IC/FAPESP. Esteve bolsista de IC/CNPq vinculado ao projeto - Afetos e visibilidades comparados: Imaginário e lugar das imagens em narrativa teatral e cinematográfica (Chile-Brasil 1990 - 2010) - do grupo de estudos Humor Aquoso FE/Unicamp quando desenvolveu o projeto Cinema Indígena: Arte e Educação.

Referências

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Publicado

2024-03-16

Edição

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Artigos