Cinema indígena e educação: pelo rio Ápa e pelo fogo que nunca apaga
Parole chiave:
cinema indígena, educação, povo GuaraniAbstract
Este texto é parte de uma pesquisa sobre cinema indígena brasileiro realizada por um estudante universitário pertencente ao povo guarani, a partir do mergulho nos catálogos do Projeto Vídeo nas Aldeias e da Associação de Realizadores Indígenas (Ascuri). A pesquisa foi realizada no período da pandemia e envolveu seleção de filmes dos catálogos, análise de alguns deles e a realização de diálogos com estudantes do ensino médio e ensino superior na forma de cine debates on-line. Estudar e conversar sobre os filmes foram movimentos disparados por uma inquietação vivenciada como indígena na universidade: a urgente necessidade de se combater os estereótipos construídos durante séculos de colonização sobre os povos indígenas. Para esta escrita em forma de ensaio, escolhemos um dos movimentos da pesquisa sobre o encontro entre a história de vida do estudante com dois filmes de produção da Ascuri, dirigidos pelo realizador Terena Gilmar Galanche do Mato Grosso do Sul: “Pirakuá, os guardiões do Rio Ápa” (2014) e “Panambizinho, o fogo que nunca apaga” (2014). As histórias dos personagens dos filmes e as ancestralidades do estudante pesquisador se misturam e dão a ver os modos de ser, viver e resistir do povo Guarani nos territórios do Mato Grosso do Sul e em qualquer lugar que estejam.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, Ana Carvalho Ziller de; CARELLI, Rita; CARELLI, Vincent. Cineastas indígenas para jovens e crianças: guia didático para estudantes do ensino fundamental. Olinda: Vídeo nas aldeias. 2010.
COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, v. 7, n. 2, p. 066-077, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3370/337031808005.pdf. Acesso em mar. 2023
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Tradu. F. Creder. Petrópolis: Vozes, 2015.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
PANAMBIZINHO: O Fogo que Nunca Apaga. Direção: Gilmar Galache, Produção: Ascuri Brasil. 2014, 1 vídeo (12 min.)). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pEwERvYKndI. Acesso em: jul. 2023.
PIRAKUÁ: Os Guardiões do Rio Ápa. Direção: Gilmar Galache, Produção: Ascuri Brasil. 2014, 1 vídeo (11 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fimYQplpyHY. Acesso em: jul. 2023.
WUNDER, Alik; VILLELA, Alice. (In)visibilidades e poéticas indígenas na escola: atravessamentos
imagéticos. Revista Teias, v. 18, n. 51, p. 14-32, 2017.
YMÁ Nhandehetama. Direção, Almires Martins. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (8 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xjn5GGRVCjo. Acesso em: jul.2023.