A Formação de Professores Polivalentes e o Ensino de Literatura

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, a literatura na escola, o texto literário

Resumo

No âmbito da formação de professores polivalentes muito se discute sobre os processos de alfabetização e letramento. Porém, mais do que compreender os processos de alfabetização e letramento acreditamos que é essencial entendermos como ocorre a formação do docente para trabalhar com o texto literário. Assim, nos questionamos como a formação de professores pode contribuir para o aperfeiçoamento de práticas de leitura de textos literários nos anos iniciais? E também qual o espaço que a literatura ocupa no espaço escolar?  O presente artigo tem como objetivo realizar um debate entre artigos publicados na plataforma SciElo sobre formação de professores no que se refere ao ensino de literatura em contrapartida com respostas dadas por professores da região de Pelotas sobre formação de professores, no que se refere a literatura. Além disso, essa é uma pesquisa de caráter qualitativo. Sendo também uma pesquisa bibliográfica que, segundo Gil (2002), pode ser entendida como um método eficaz de levantar dados e de realizar uma discussão aprofundada sobre determinado tema.Em relação aos dados encontrados nota-se que há um consenso entre os professores falta uma formação adequada para o trabalho com o texto literário

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Biografia do Autor

Gabriela Trindade, Universidade Federal Do Pampa (Unipampa)

Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Bagé. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Dom Bosco (FDB), Bagé. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jaguarão e professora concursada do município de Pelotas RS.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Coordena o Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). É associada da ANPED e ANFOPE. Atualmente é 2a vice-coordenadora do FORPRED - Região Sul (2023-2025). É membro da diretoria da SESUNIPAMPA - Seção Sindical dos Docentes da UNIPAMPA, como 1a tesoureira. Atua na área de Educação com ênfase na formação de profissionais da educação, principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação, formação de professores, trabalho docente, docência e cibercultura. 

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora associada do Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa (2017-2018). Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unipampa (2018-2019). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNIPAMPA. e do Subprojeto PIBID Pedagogia (2022-2024). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento.

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2024-08-30

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Artigos