A Formação de Professores Polivalentes e o Ensino de Literatura
Parole chiave:
Formação de professores, a literatura na escola, o texto literárioAbstract
No âmbito da formação de professores polivalentes muito se discute sobre os processos de alfabetização e letramento. Porém, mais do que compreender os processos de alfabetização e letramento acreditamos que é essencial entendermos como ocorre a formação do docente para trabalhar com o texto literário. Assim, nos questionamos como a formação de professores pode contribuir para o aperfeiçoamento de práticas de leitura de textos literários nos anos iniciais? E também qual o espaço que a literatura ocupa no espaço escolar? O presente artigo tem como objetivo realizar um debate entre artigos publicados na plataforma SciElo sobre formação de professores no que se refere ao ensino de literatura em contrapartida com respostas dadas por professores da região de Pelotas sobre formação de professores, no que se refere a literatura. Além disso, essa é uma pesquisa de caráter qualitativo. Sendo também uma pesquisa bibliográfica que, segundo Gil (2002), pode ser entendida como um método eficaz de levantar dados e de realizar uma discussão aprofundada sobre determinado tema.Em relação aos dados encontrados nota-se que há um consenso entre os professores falta uma formação adequada para o trabalho com o texto literário
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAUJO, Karla Daniele de Souza. SILVA, Edvânea Maria da. FREITAS, Virginia Celia pessoa de. Ler não tem fim: uma breve incursão por estratégias de leitura na sala de aula. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.38|e235883|2022
BARDIN, Laurence. ANÁLISE DE CONTEÚDO. Edições 70. Lisboa, Portugal. 1997.
BERNADO, Elisangela da Silva. VASCONCELLOS, Katia. Ser professor, uma construção em três atos: formação, indução e desenvolvimento na carreira. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.37|2021
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – 2. ed. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Ouro sobre azul. Rio de Janeiro. 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui., São Paulo, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013
DOMINGUES, Diego. KLAYN, Débora. Acervos Literários na escola: Concepções de Literatura, Livro Literário e Texto Literário no Guia PNLD Literário 2020. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(61.3): 782-796, set./dez. 2022
FREIRE, Paulo. A educação na cidade/ Paulo Freire; prefácio de Moacir Gadotti e Calos Alberto Torres; as notas de Vicente Chel. - 5. ed. - São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad. Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas/Menga Lüdke, Marli André. - São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. BARBOSA, Elizane de Paula S.. Letramento Literário na Alfabetização. SILVA, Wagner Rodrigues. MELO, Lívia Chaves de. Pesquisa e ensino de língua materna e literatura: Diálogos entre formador e professor. Campinas, SP. Mercado de Letras; Araguaína Tocantins. Universidade Federal do Tocantins. - UFT. 2009
NEITZEL , Adair Aguiar. PAREJA, Cleide Jussara Muller. SANTOS, Amanda Demétrio dos. A formação inicial do(a) futuro(a) professor(a) de Letras: a mediação de leitura em foco. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 103, n. 263, p. 160-180, jan./abr. 2022.
NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES 11 Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.
NÓVOA, António. VIEIRA Pamela. Um alfabeto na formação de professores. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), V. 3, n. 2 - Especial. 21- 49. Jan- Jun. 2017.
SCHEIBE, Leda. Formação dos profissionais da educação pós - LDB: Vicissitudes e Perspectivas. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. AMARAL, Ana Lúcia. Formação de professores: Políticas e debates/Ilma Passos Alencastro Veiga, Ana Lucia Amarala. - 5º ed. - Campinas, SP : Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)
SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Fapesp. Página atualizada em 08/11/2019 - Publicada em 18/12/2002. Disponível em: <https://fapesp.br/62/scientific-electronic-library-online> acessado em: 22/08/2023.