La Formación de Profesores Polivalentes y la Enseñanza de Literatura

Autores/as

Palabras clave:

Formación de profesores, la literatura en la escuela, el texto literario

Resumen

En el ámbito de la formación de profesores polivalentes se discute mucho sobre los procesos de alfabetización y letramiento. Sin embargo, más que comprender los procesos de alfabetización y letramiento, creemos que es esencial entender cómo ocurre la formación del docente para trabajar con el texto literario. Por lo tanto, nos preguntamos cómo la formación de profesores puede contribuir al perfeccionamiento de prácticas de lectura de textos literarios en los primeros años. Y también, ¿cuál es el espacio que la literatura ocupa en el ámbito escolar? Este artículo tiene como objetivo realizar un debate entre artículos publicados en la plataforma SciElo sobre formación de profesores en relación con la enseñanza de literatura, en contrapartida con las respuestas dadas por profesores de la región de Pelotas sobre formación de profesores en lo que respecta a la literatura. Además, esta es una investigación de carácter cualitativo. También es una investigación bibliográfica que, según Gil (2002), puede entenderse como un método eficaz para recopilar datos y realizar una discusión profunda sobre un tema determinado. En relación con los datos encontrados, se nota que hay un consenso entre los profesores en que falta una formación adecuada para el trabajo con el texto literario.

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Biografía del autor/a

Gabriela Trindade, Universidade Federal Do Pampa (Unipampa)

Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Bagé. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Dom Bosco (FDB), Bagé. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jaguarão e professora concursada do município de Pelotas RS.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Coordena o Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). É associada da ANPED e ANFOPE. Atualmente é 2a vice-coordenadora do FORPRED - Região Sul (2023-2025). É membro da diretoria da SESUNIPAMPA - Seção Sindical dos Docentes da UNIPAMPA, como 1a tesoureira. Atua na área de Educação com ênfase na formação de profissionais da educação, principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação, formação de professores, trabalho docente, docência e cibercultura. 

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora associada do Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa (2017-2018). Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unipampa (2018-2019). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNIPAMPA. e do Subprojeto PIBID Pedagogia (2022-2024). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento.

Citas

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Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Artigos