Teacher Training for Teaching Literature

Authors

Keywords:

Teacher education, literature in schools, literary text

Abstract

In the context of elementary teacher education, much discussion revolves around the processes of literacy and literacy education. However, more than understanding the processes of literacy and literacy education, we believe it is essential to comprehend how the formation of teachers occurs to work with literary texts. Thus, we question how teacher training can contribute to the improvement of practices in reading literary texts in the early years? Additionally, what role does literature play within the school environment? This article aims to engage in a debate between articles published on the SciELO platform regarding teacher training in relation to literature education, juxtaposed with responses provided by teachers in the Pelotas region regarding teacher training in literature. Moreover, this is a qualitative research study. It is also a bibliographic research, which, according to Gil (2002), can be understood as an effective method for gathering data and engaging in an in-depth discussion on a particular topic. Regarding the data found, it is noted that there is a consensus among teachers that there is a lack of adequate training for working with literary texts.

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Author Biographies

Gabriela Trindade, Universidade Federal Do Pampa (Unipampa)

Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Bagé. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Dom Bosco (FDB), Bagé. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jaguarão e professora concursada do município de Pelotas RS.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui Graduação em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Coordena o Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. Desenvolve ações no ensino de graduação e pós-graduação. Coordena a pesquisa "Docência no século XXI: políticas, narrativas, práticas e proposições para a construção de uma epistemologia do trabalho docente" e é tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unipampa. Atuou na Educação Básica como Professora na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre/RS (2005-2013). É associada da ANPED e ANFOPE. Atualmente é 2a vice-coordenadora do FORPRED - Região Sul (2023-2025). É membro da diretoria da SESUNIPAMPA - Seção Sindical dos Docentes da UNIPAMPA, como 1a tesoureira. Atua na área de Educação com ênfase na formação de profissionais da educação, principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação, formação de professores, trabalho docente, docência e cibercultura. 

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Pedagogia (2001), Mestre (2007) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Professora associada do Curso de Pedagogia. Atuou como Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa (2017-2018). Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unipampa (2018-2019). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação UNIPAMPA. e do Subprojeto PIBID Pedagogia (2022-2024). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, prática docente, educação infantil, ensino fundamental, didática, currículo e planejamento.

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Published

2024-08-30

Issue

Section

Artigos