Sentirpensarcriar com a vida: experimentações nas pesquisas com/nos/dos cotidianos escolares

Autores

Palavras-chave:

Criações cotidianas; Trabalho Docente Coletivo; Metodologias.

Resumo

Nesse artigo, nos propomos a dar a ver o processo de construção de uma pesquisa de doutorado, cuja intenção é investigar com professoras de uma escola pública municipal, movimentos cotidianos coletivos de criação curricular. No curso da pesquisa, estamos a aprender com as experiências que nos atravessam e que abrem possibilidades para que o pulsar da vida na escola nos indique caminhos para aprofundar reflexões sobre o fazerser professora-pesquisadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carollina Martins de Paiva Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Carollina Martins de Paiva Ribeiro é graduada em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Lavras), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Lavras) e atualmente cursa Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

 

Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas

Adriana Varani é graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas), tem Mestrado em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O Sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, 13-38.

ARROYO, Miguel. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BISPO, Antônio dos Santos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora / PISEAGRAMA, 2023.

CALDART, Roseli Salete. Sobre as tarefas educativas da escola e a atualidade. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria da Conceição Silva; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. 4ª ed. Companhia das Letras, 1989.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 31, n. 01, p. 17-44, Jan/Mar, 2015.

NASCIMENTO, Milton; BUARQUE, Chico. Cio da Terra, 1977.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Políticas curriculares no contexto do golpe de 2016: debates atuais, embates e resistências. In: AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendizagens coletivas e ecologia de saberes: as rodas de conversa como auto-formação contínua. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto Arado. Afralgide: Leya, 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos