“Currículos ‘praticadospensados’ nos cotidianos: as confluências entre a educação e as artes”

Autores

Palavras-chave:

Currículos Cotidianos, Conversas, Artefatos curriculares, Arte, Educação

Resumo

A arte como possível caminho de confluência (Santos, 2023), na perspectiva do afeto pela estética, ética, política e poética na Educação, inspiram este trabalho acerca dos processos de pesquisas com os cotidianos. São três narrativas que mostram essas confluências, tomadas por conversas, um dos movimentos metodológicos trabalhados em nossas pesquisas, que nos ajudam a ‘verouvirsentirpensar’ acerca dos currículos ‘praticadospensados’ como criações para além da estrutura em disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noale Toja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais-Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/FFP/UERJ). Bolsa Pós-doutorado FAPERJ nota 10. Doutora em Educação e Cotidianos - ProPEd/UERJ. Participante do GRPesq Currículos Cotidianos, Redes Educativas, Imagens e Sons, coordenado pela Dra. Profa. Nilda Alves. Colabora em projetos de educomunicação. Atua com produção audiovisual, arte e tecnologia e atualmente está organizando o Festival Plurais! Festicurta Maricá. Desenvolve projetos com vídeo expandido e monta exposições virtuais

Maristela Petry Cerdeira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora de Geografia da Educação Básica. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisa "Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons", coordenado por Nilda Alves.

Valeria Cabrera, Faculdade de Artes, Universidade da República do Uruguai (UDELAR).

Valeria Cabrera Callaba é Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes – UdelaR – Universidade da República do Uruguai. Trabalha para o projeto I+D Pensar Arte / Agir Cidade: Intervenções pedagógicas e urbanas da cultura visual e da arte contemporânea do Núcleo de Pesquisa em Cultura Visual – NICV – da Faculdade de Artes da Universidade da República – UdelaR. Técnica em Museologia pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação – FHCE – da UdelaR.

Referências

ALVES, Nilda; ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza (Orgs.). Estudos do Cotidiano, Currículo e Formação Docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-35.

BASBAUM, Ricardo. Un mapa sin geografía. Sur, sur, sur, sur, SITAC VII. México DF: Patronato de Arte Contemporáneo, ACz. p. 201-205, 2009. Disponível em: Ricardo Basbaum Un mapa sin geografía. Acesso em: 20 jun. 2024.

CASTRO, Maria Cecília Souza de. Andanças e migrações: conversas com os 'praticantespensantes' e com os currículos e os cotidianos escolares. 2023 (tese de doutorado).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues; CERDEIRA, Maristela Petry; CASTRO, Maria Cecília Souza de. Andarilhar pelos guetos curriculares: éticas, estéticas, poéticas nos ‘espaçostempos’ das cidades. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 2, p. 1-14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67277.

DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo, cinema 2. Potências do falso. Tradução de Araujo Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005, p. 155-178.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1993.

HERNÁNDEZ, Fernando; FENDLER, Rachel. Explorar los límites: IBA puede ser muchas cosas, pero no cualquier cosa. In: 2a CONFERENCIA SOBRE INVESTIGACIÓN BASADA EN LAS ARTES E INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA, 2014.

MIRANDA, Fernando. Experiencias de enseñar y crear en artes más allá de los muros de la universidad. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, v. 16, n. 19, p. 01-13, jan./dez. 2023b.

OLIVEIRA, Inês de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, C. E.; MAGALHÃES CARVALHO, J. (Eds.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 47-70.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele – a arquitetura e os sentidos. São Paulo: Bookman, 2011.

RODRÍGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo: Senac SP, 2006.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: UbU, 2023.

TOJA, Noale. Movimentos migratórios e seus ‘fazeressaberes’ culinários nos/dos/com os cotidianos como questão curricular. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos