O menino que detesta(va) ler: da recusa em ler à leitura autônoma
Palavras-chave:
Formação do leitor, literatura e imaginação, mediação pedagógicaResumo
Apresentamos um recorte de pesquisa de intervenção que articulou literatura, imaginação, leitura e escrita, com atividades detalhadamente planejadas. Objetivou analisar como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil, criando contextos altamente imaginativos, pode mudar a relação dos alunos com a leitura. Realizamos intervenções semanais durante o ano letivo de 2017, em uma classe de 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Antecedeu o período de intervenção sessões de observação para conhecer os alunos participantes e a dinâmica de trabalho da classe. Também realizamos conversas com os alunos antes do início das intervenções. Tanto as atividades de intervenção como as conversas com os alunos foram vídeogravadas e transcritas para análise. Os resultados apresentaram significativos movimentos de mudança: da apatia, da preguiça e do não gostar de ler, para manifestações de desejo, envolvimento, interesse e busca autônoma pela leitura.
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