O menino que detesta(va) ler: da recusa em ler à leitura autônoma

Autores

Palavras-chave:

Formação do leitor, literatura e imaginação, mediação pedagógica

Resumo

Apresentamos um recorte de pesquisa de intervenção que articulou literatura, imaginação, leitura e escrita, com atividades detalhadamente planejadas. Objetivou analisar como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil, criando contextos altamente imaginativos, pode mudar a relação dos alunos com a leitura. Realizamos intervenções semanais durante o ano letivo de 2017, em uma classe de 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Antecedeu o período de intervenção sessões de observação para conhecer os alunos participantes e a dinâmica de trabalho da classe. Também realizamos conversas com os alunos antes do início das intervenções. Tanto as atividades de intervenção como as conversas com os alunos foram vídeogravadas e transcritas para análise. Os resultados apresentaram significativos movimentos de mudança: da apatia, da preguiça e do não gostar de ler, para manifestações de desejo, envolvimento, interesse e busca autônoma pela leitura.

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Biografia do Autor

Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa, Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto, S.P.)

Docente no Centro Universitário Barão de Mauá. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, é Mestre em Educação pela mesma universidade e Graduada em Pedagogia também pela PUC-Campinas. Possui ainda formação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação como professora na Educação Infantil e professora de música. Realizou Estágio Científico Avançado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, sendo membro permanente do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança).

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de pesquisa Formação de professores e Práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente

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Publicado

2024-03-05

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Artigos