O menino que detesta(va) ler: da recusa em ler à leitura autônoma

Autori

Parole chiave:

Formação do leitor, literatura e imaginação, mediação pedagógica

Abstract

Apresentamos um recorte de pesquisa de intervenção que articulou literatura, imaginação, leitura e escrita, com atividades detalhadamente planejadas. Objetivou analisar como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil, criando contextos altamente imaginativos, pode mudar a relação dos alunos com a leitura. Realizamos intervenções semanais durante o ano letivo de 2017, em uma classe de 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Antecedeu o período de intervenção sessões de observação para conhecer os alunos participantes e a dinâmica de trabalho da classe. Também realizamos conversas com os alunos antes do início das intervenções. Tanto as atividades de intervenção como as conversas com os alunos foram vídeogravadas e transcritas para análise. Os resultados apresentaram significativos movimentos de mudança: da apatia, da preguiça e do não gostar de ler, para manifestações de desejo, envolvimento, interesse e busca autônoma pela leitura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa, Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto, S.P.)

Docente no Centro Universitário Barão de Mauá. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, é Mestre em Educação pela mesma universidade e Graduada em Pedagogia também pela PUC-Campinas. Possui ainda formação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação como professora na Educação Infantil e professora de música. Realizou Estágio Científico Avançado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, sendo membro permanente do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança).

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de pesquisa Formação de professores e Práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, J. M. P.; TASSONI, E. C. M. Os desafios para a formação de alunos leitores: a análise de uma experiência na escola. Leitura: Teoria e Prática, 36, p. 155-171, 2018.

AZEVEDO, F. J. F. A criança, a língua e o texto literário: uma simbiose imprescindível para a consecução de um projeto educativo. In: AZEVEDO, F. J. F. [et al.], coord. A criança, a língua e o texto: da investigação às práticas: Actas do I Encontro Internacional [CD-ROM]. 1ª ed. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, p. 8-11, 2003.

AZEVEDO, F. J. F. Formar Leitores. Das Teorias às Práticas. Lisboa: Lidel, 2007.

BARRIE, J. M. Peter Pan. Lisboa: D. Quixote, 1989.

CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas. Lisboa: Círculo de Leitores, 1986.

COLOMER, T. “Planificar la lectura en la escuela”. Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gubelkian – Serviço de Educação e Bolsas, p. 83-93. Conferència inaugural em el Congreso Internacional de Promoção da Leitura. Formar leitores para ler o mundo. Fundação Calouste Gubelkian, Casa da Leitura, Lisboa, 2009.

COUTINHO, V.; AZEVEDO, F. A importância do Ensino Básico na criação de hábitos de leitura: o papel da escola. In: AZEVEDO, F. (coord.) Formar Leitores. Das Teorias às Práticas. Lisboa: Lidel, p. 35-44, 2007.

LAPLANE, A. L. F.; BOTEGA, M. B. S. A mediação da cultura no desenvolvimento infantil: televisão e alimentação na vida cotidiana das famílias. In: SMOLKA, A. L. B.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.) Questões de desenvolvimento humano práticas e sentidos. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 13-31, 2010.

SARDINHA, M. da G. Formas de ler. Ontem e hoje. In: AZEVEDO, F. (coord.) Formar Leitores. Das teorias às práticas. Lisboa, p. 1-7, 2007.

SIM-SIM, I. A formação para o ensino da leitura. In: SIM-SIM, I. A formação da Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1o Ciclo do Ensino Básico. Caderno de Formação de Professores, n. 2, p. 51-64, 2001.

SIQUEIRA, E. M. de L. Literatura sem fronteira: por uma educação literária. 2013. 321 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a Alfabetização como processo discursivo. 12. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008. (Coleção Passando a limpo).

TASSONI, E. C. M. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS – Rev. Cient, São Paulo, n. 27, 191-209, 2012.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução Zóia Prestes. São Paulo SP: Ática, 2009.

Pubblicato

2024-03-05

Fascicolo

Sezione

Artigos