Lima Barreto e uma sistematização necessária: reflexões metodológicas sobre o ensino de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p101-117

Palavras-chave:

Letramento literário, Metodologia do ensino de literatura, Lima Barreto

Resumo

Partindo do pressuposto de que o ensino de literatura na Educação Básica deve constituir uma prática estimulante da criatividade e do senso crítico e de que para tal é imprescindível uma sistematização assentada em aportes teóricos claros, este trabalho descreve e analisa uma sequência didática vivenciada em 2019 para o estudo de Lima Barreto em turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Durante a atividade, buscou-se concretizar uma experiência significativa de leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e dos contos O homem que sabia javanês e A nova Califórnia. Nos resultados, destacamos a clareza metodológica como fator essencial para a realização de uma leitura que é ao mesmo tempo apropriação da literatura e processo de compreensão de como os sentidos são construídos literariamente.

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Biografia do Autor

Marta da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marta da Silva Aguiar é graduada em Letras (Universidade Federal de Pernambuco), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pernambuco) e é doutoranda em Educação (Universidade Federal de Pernambuco). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura e ensino, letramento literário e formação de professores. E-mail: silvaaguiar21@yahoo.com.br

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Daniela Maria Segabinazi é graduada em Letras e Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tem Mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem experiência na área de ensino de literatura, estágios de literatura, literatura infantil e juvenil, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores. E-mail: dani.segabinazi@gmail.com

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

Renata Junqueira de Souza é graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (1987), tem Mestrado em Linguística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) (1990), Doutorado em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (2020) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos,  Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura. E-mail: recellij@gmail.com

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Publicado

2022-05-13

Edição

Seção

Literatura e experimentação – Artigos