Lima Barreto e uma sistematização necessária: reflexões metodológicas sobre o ensino de literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p101-117

Keywords:

Letramento literário, Metodologia do ensino de literatura, Lima Barreto

Abstract

Partindo do pressuposto de que o ensino de literatura na Educação Básica deve constituir uma prática estimulante da criatividade e do senso crítico e de que para tal é imprescindível uma sistematização assentada em aportes teóricos claros, este trabalho descreve e analisa uma sequência didática vivenciada em 2019 para o estudo de Lima Barreto em turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Durante a atividade, buscou-se concretizar uma experiência significativa de leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e dos contos O homem que sabia javanês e A nova Califórnia. Nos resultados, destacamos a clareza metodológica como fator essencial para a realização de uma leitura que é ao mesmo tempo apropriação da literatura e processo de compreensão de como os sentidos são construídos literariamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marta da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marta da Silva Aguiar é graduada em Letras (Universidade Federal de Pernambuco), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pernambuco) e é doutoranda em Educação (Universidade Federal de Pernambuco). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura e ensino, letramento literário e formação de professores. E-mail: silvaaguiar21@yahoo.com.br

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Daniela Maria Segabinazi é graduada em Letras e Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tem Mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem experiência na área de ensino de literatura, estágios de literatura, literatura infantil e juvenil, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores. E-mail: dani.segabinazi@gmail.com

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

Renata Junqueira de Souza é graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (1987), tem Mestrado em Linguística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) (1990), Doutorado em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (2020) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos,  Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura. E-mail: recellij@gmail.com

References

ABAURRE, M. B.; ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2008.

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Martin Claret, 2001.

BARRETO, L. O homem que sabia javanês. In: BARRETO, L. O homem que sabia javanês e outros contos. Curitiba: Polo Editorial do Paraná, 1997. p. 3-8. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000153.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.

BARRETO, L. A nova Califórnia. In: BARRETO, L. A nova Califórnia - Contos. São Paulo: Brasiliense, 1979. p. 1-7. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 173-187, jul.-dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: 21 jul. 2018.

COSSON, R.; PAULINO, G. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, T. M. K.; ZILBERMAN, R. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

MATIAS, F. O significado da ironia no romance “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. 2015. 216 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

NÓBREGA, M. J.; TUFANO, D. Triste fim de Policarpo Quaresma – Projeto de Leitura. Disponível em: https://docplayer.com.br/20004953-Lima-barreto-triste-fim-de-policarpo-quaresma-projeto-de-leitura-douglas-tufano-maria-jose-nobrega.html. Acesso em: 22 fev. 2019.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cadernos CEDES. Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/QksKdVBDHJ4pmgSFPY63Vfw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.

Published

2022-05-13

Issue

Section

Literatura e experimentação – Artigos