Lima Barreto e uma sistematização necessária: reflexões metodológicas sobre o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p101-117Parole chiave:
Letramento literário, Metodologia do ensino de literatura, Lima BarretoAbstract
Partindo do pressuposto de que o ensino de literatura na Educação Básica deve constituir uma prática estimulante da criatividade e do senso crítico e de que para tal é imprescindível uma sistematização assentada em aportes teóricos claros, este trabalho descreve e analisa uma sequência didática vivenciada em 2019 para o estudo de Lima Barreto em turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Durante a atividade, buscou-se concretizar uma experiência significativa de leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e dos contos O homem que sabia javanês e A nova Califórnia. Nos resultados, destacamos a clareza metodológica como fator essencial para a realização de uma leitura que é ao mesmo tempo apropriação da literatura e processo de compreensão de como os sentidos são construídos literariamente.
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