Lima Barreto e uma sistematização necessária: reflexões metodológicas sobre o ensino de literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2022v40n84p101-117

Parole chiave:

Letramento literário, Metodologia do ensino de literatura, Lima Barreto

Abstract

Partindo do pressuposto de que o ensino de literatura na Educação Básica deve constituir uma prática estimulante da criatividade e do senso crítico e de que para tal é imprescindível uma sistematização assentada em aportes teóricos claros, este trabalho descreve e analisa uma sequência didática vivenciada em 2019 para o estudo de Lima Barreto em turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Durante a atividade, buscou-se concretizar uma experiência significativa de leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma e dos contos O homem que sabia javanês e A nova Califórnia. Nos resultados, destacamos a clareza metodológica como fator essencial para a realização de uma leitura que é ao mesmo tempo apropriação da literatura e processo de compreensão de como os sentidos são construídos literariamente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marta da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marta da Silva Aguiar é graduada em Letras (Universidade Federal de Pernambuco), tem Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pernambuco) e é doutoranda em Educação (Universidade Federal de Pernambuco). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de ensino de língua portuguesa e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura e ensino, letramento literário e formação de professores. E-mail: silvaaguiar21@yahoo.com.br

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Daniela Maria Segabinazi é graduada em Letras e Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), tem Mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem experiência na área de ensino de literatura, estágios de literatura, literatura infantil e juvenil, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores. E-mail: dani.segabinazi@gmail.com

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Presidente Prudente)

Renata Junqueira de Souza é graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (1987), tem Mestrado em Linguística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) (1990), Doutorado em Letras (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) (2020) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos,  Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura. E-mail: recellij@gmail.com

Riferimenti bibliografici

ABAURRE, M. B.; ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Português: contexto, interlocução e sentido, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2008.

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Martin Claret, 2001.

BARRETO, L. O homem que sabia javanês. In: BARRETO, L. O homem que sabia javanês e outros contos. Curitiba: Polo Editorial do Paraná, 1997. p. 3-8. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000153.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.

BARRETO, L. A nova Califórnia. In: BARRETO, L. A nova Califórnia - Contos. São Paulo: Brasiliense, 1979. p. 1-7. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000155.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 173-187, jul.-dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30644. Acesso em: 21 jul. 2018.

COSSON, R.; PAULINO, G. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, T. M. K.; ZILBERMAN, R. (orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

MATIAS, F. O significado da ironia no romance “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. 2015. 216 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

NÓBREGA, M. J.; TUFANO, D. Triste fim de Policarpo Quaresma – Projeto de Leitura. Disponível em: https://docplayer.com.br/20004953-Lima-barreto-triste-fim-de-policarpo-quaresma-projeto-de-leitura-douglas-tufano-maria-jose-nobrega.html. Acesso em: 22 fev. 2019.

STREET, Brian. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Cadernos CEDES. Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/QksKdVBDHJ4pmgSFPY63Vfw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2022.

Pubblicato

2022-05-13

Fascicolo

Sezione

Literatura e experimentação – Artigos