O livro de literatura infantil com temática indígena: a recepção em foco

Autores

Palavras-chave:

literatura infantil, literatura com temática indígena, ilustração.

Resumo

Este artigo analisa a recepção de crianças sobre o livro de literatura infantil considerando o texto literário e as ilustrações. Trata-se de recorte de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica que aconteceu em uma escola pública da Zona Norte de Natal/RN, Brasil. O desenho da pesquisa contemplou nove sessões de leitura de cinco obras de literatura infantil com temática indígena. Recorreu-se à observação participante, às gravações das sessões de leitura em vídeo e às entrevistas semiestruturadas com os sujeitos, gravadas em áudio para a construção dos dados. A partir das análises, constatou-se o protagonismo do leitor na recepção à leitura do texto literário e às ilustrações do livro. O estudo reafirmou a importância da literatura infantil com temática indígena na sala de aula para a formação do leitor, para o conhecimento da cultura e história indígenas e para consolidar os objetivos da lei Lei nº11.645, de 10 março de 2008.

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Biografia do Autor

Manoilly Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus EaD). Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na linha de pesquisa: Educação, comunicação, linguagem e movimento. Membro do grupo de pesquisa Ensino e Linguagem do Centro de Educação da UFRN.

Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1974) atual Universidade Católica Dom Bosco - UCDB; especialização e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982); doutorado pela University of London (1991). É autora dos livros Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica (9.ed); Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola (2. ed.). Editora da coleção Educação e Leitura. 

Referências

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Publicado

2024-03-05

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Seção

Artigos