O livro de literatura infantil com temática indígena: a recepção em foco
Palavras-chave:
literatura infantil, literatura com temática indígena, ilustração.Resumo
Este artigo analisa a recepção de crianças sobre o livro de literatura infantil considerando o texto literário e as ilustrações. Trata-se de recorte de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica que aconteceu em uma escola pública da Zona Norte de Natal/RN, Brasil. O desenho da pesquisa contemplou nove sessões de leitura de cinco obras de literatura infantil com temática indígena. Recorreu-se à observação participante, às gravações das sessões de leitura em vídeo e às entrevistas semiestruturadas com os sujeitos, gravadas em áudio para a construção dos dados. A partir das análises, constatou-se o protagonismo do leitor na recepção à leitura do texto literário e às ilustrações do livro. O estudo reafirmou a importância da literatura infantil com temática indígena na sala de aula para a formação do leitor, para o conhecimento da cultura e história indígenas e para consolidar os objetivos da lei Lei nº11.645, de 10 março de 2008.
Downloads
Referências
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Lei nº 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.
BIAZETTO, Cristina. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. (Coleção Primeiros Passos).
COMPAGNON, Antoine. Literatura pra quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.
GRAVES, M. F.; GRAVES, B. B. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of the text. Reading (UK). April. 1995.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. 2 v.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. Tradução Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
JEKUPÉ, Olívio; KEREXU Maria. A mulher que virou urutau. Ilustrações de Taisa Borges. São Paulo: Panda Books, 2011.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LINS, Guto. Livro infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rosari, 2003. (Coleção Texto Design).
MUNDURUKU, Daniel. É índio ou não é índio? In: Histórias de índio. Ilustrações de Laurabeatriz. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.
______. Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória. Ilustrações de Rogério Borges. São Paulo: Studio Nobel, 2005.
NECYK, Barbara Jane. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 167p. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto; SOUZA, Renata Junqueira de. Os significados dos paratextos, da narrativa e das ilustrações: a mediação e a formação do leitor literário. Revista Cerrados, Brasília, v. 25, n. 42, p. 76-93, 2016. Disponível em: http://ojs.bce.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1523/showToc. Acesso em: 07 fev. 2021.
TAYLOR, Sean. Cobra-grande: histórias da Amazônia. Ilustrações de Fernando Vilela; tradução Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Edições SM, 2008.
THIÉL, Janice Cristine. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 (Coleção Práticas Docentes).
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Tradução José Cipolla
Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes,
WAPICHANA, Cristino. A boca da noite. Ilustrações de Graça Lima. Rio de Janeiro: Zit, 2016.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.