O livro de literatura infantil com temática indígena: a recepção em foco
Parole chiave:
literatura infantil, literatura com temática indígena, ilustração.Abstract
Este artigo analisa a recepção de crianças sobre o livro de literatura infantil considerando o texto literário e as ilustrações. Trata-se de recorte de uma pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica que aconteceu em uma escola pública da Zona Norte de Natal/RN, Brasil. O desenho da pesquisa contemplou nove sessões de leitura de cinco obras de literatura infantil com temática indígena. Recorreu-se à observação participante, às gravações das sessões de leitura em vídeo e às entrevistas semiestruturadas com os sujeitos, gravadas em áudio para a construção dos dados. A partir das análises, constatou-se o protagonismo do leitor na recepção à leitura do texto literário e às ilustrações do livro. O estudo reafirmou a importância da literatura infantil com temática indígena na sala de aula para a formação do leitor, para o conhecimento da cultura e história indígenas e para consolidar os objetivos da lei Lei nº11.645, de 10 março de 2008.
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