Anchieta e o teatro educativo no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Companhia de Jesus, José de Anchieta, História Cultural, Religião.

Resumo

Este artigo analisa os autos, Na Aldeia de Guaraparim e Na Vila de Vitória ou de São Maurício, do missionário jesuíta José de Anchieta, com ênfase em seus personagens diabos, em que se buscou compreender o papel pedagógico para a educação, para a moralização e para a catequização dos povos nativos do Brasil no período colonial. Por meio dos pressupostos bakhtinianos, realizou-se pesquisa bibliográfica para a análise da produção teatral no contexto cultural e ideológico em que se davam as educações morais e catequéticas no século XVI, pela Companhia de Jesus.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Eliani M.B. da Motta, Universidade Federal de Alfenas

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano (2010) e Licenciatura em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduação lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol e como designer instrucional no desenvolvimento de projetos e conteúdos para cursos educacionais online em consonância com as situações específicas de cada oferta educacional visando a qualidade no processo de autoaprendizagem.

Paulo Romualdo Hernandes, Universidade Federal de Alfenas

Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Processos religiosos, políticos e culturais que direta ou indiretamente conduziram Portugal a colonizar a América Portuguesa; Teatro de José de Anchieta, história da educação, Jesuítas, Brasil Colônia, Políticas Públicas.. Membro permanente do Programa Profissional de Pós-Graduação em História Ibérica orientando trabalhos na área de Cultura, Poder e Religião com ênfase no período Moderno. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifal-MG orientando trabalhos na área de História da Educação e de Políticas Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa: Religiões nos impérios ibéricos: agentes, ideias e processos(séculos XV ao XX). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas. HISTEDBR/UNIFAL-MG. Como docente tem atuado em História da Educação, Educação Brasileira, Jesuítas, Fundamentos da Educação e , Formação de Professores em História, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP.

Referências

ANCHIETA, Joseph de. Teatro de Anchieta. Tradução Pe Armando Cardoso. Obras Completas. 3º Vol. São Paulo: Loyola, 1977.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CAXA, Q. Breve relação da vida e morte do Pe. José de Anchieta. Introdução aparato crítico de Joaquim Ribeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Geral de Educação e Cultura, 1957.

COUTINHO, Afranio. A Literatura no Brasil. Editora Global. São Paulo, 2003.

EISENBERG, José. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: UFMG, 2000

HERNANDES, Paulo Romualdo. O teatro de José de Anchieta: arte e pedagogia no Brasil colônia. Campinas: Alínea, 2008.

HERNANDES, Paulo Romualdo. O teatro de José de Anchieta Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2001.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo I – Século XVI: O Estabelecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

PAIVA, José Maria. Colonização e Catequese. São Paulo: Cortez, 1982.

RAMALHO. Américo da Costa. A formação conimbricense de Anchieta. Hvmanitas. Vol. L, 1998.

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins. A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA

FIGURA “HERÓICA” DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA. 119 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo. Maringá, 2006. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITE%20PPE%202010/dissertacoes/2006 Flavio_Ruckstadter.pdf. Acesso em: maio 2021.

RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. As origens do ensino de história no Brasil colonial: apresentação do epítome cronológico, genealógico e histórico do padre jesuíta António Maria Bonucci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 76–85, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639781. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639781. Acesso em: 7 jan. 2022.

VASCONCELOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesu do Estado do Brasil e do que obraram seus filhos n'esta parte do Novo Mundo. Em que se trata da entrada da Companhia de Jesu nas partes do Brasil, dos fundamentos que n‘ellas lançaram e continuaram seus religiosos, e algumas noticias antecedentes, curiosas e necessarias das cousas d'aquelle Estado. Lisboa: A.J. Fernandes, 1865. v. 1. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242811>. Acesso em: 03 de jun. 2021.

VAINFAS, Ronaldo. Colonialismo e idolatrias: cultura e resistência indígenas no Mundo Colonial Ibérico. Rev. Bras. de História, São Paulo, v.11, n. 21, p. 101-124, set. 1990 / fev. 1991.

PONTES, Joel. Teatro de Anchieta. Rio de Janeiro. MEC, Serviço Nacional de Teatro, 1978.

VATICANNESWS. Canonização de Anchieta completa quatro anos. 3 de abril de 2018. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-canonizacao-jose-de-anchieta.htm. Acesso em: 14 de jun. de 2021.

VIOTTI, Hélio Abranches. Anchieta, o Apóstolo do Brasil. A inquisição e os professores do Colégio das Artes, Coimbra, 1948. v. I. p. 672-673

______. Anchieta, o apóstolo do Brasil. São Paulo: Loyola, 1966.

______. Padre José de Anchieta: textos históricos. São Paulo: Loyola, 1989. 9. v. (Obras Completas)

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos