Anchieta e o teatro educativo no Brasil

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação, História da Educação, Companhia de Jesus, José de Anchieta, História Cultural, Religião.

Résumé

Este artigo analisa os autos, Na Aldeia de Guaraparim e Na Vila de Vitória ou de São Maurício, do missionário jesuíta José de Anchieta, com ênfase em seus personagens diabos, em que se buscou compreender o papel pedagógico para a educação, para a moralização e para a catequização dos povos nativos do Brasil no período colonial. Por meio dos pressupostos bakhtinianos, realizou-se pesquisa bibliográfica para a análise da produção teatral no contexto cultural e ideológico em que se davam as educações morais e catequéticas no século XVI, pela Companhia de Jesus.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lara Eliani M.B. da Motta, Universidade Federal de Alfenas

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano (2010) e Licenciatura em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduação lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol e como designer instrucional no desenvolvimento de projetos e conteúdos para cursos educacionais online em consonância com as situações específicas de cada oferta educacional visando a qualidade no processo de autoaprendizagem.

Paulo Romualdo Hernandes, Universidade Federal de Alfenas

Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Processos religiosos, políticos e culturais que direta ou indiretamente conduziram Portugal a colonizar a América Portuguesa; Teatro de José de Anchieta, história da educação, Jesuítas, Brasil Colônia, Políticas Públicas.. Membro permanente do Programa Profissional de Pós-Graduação em História Ibérica orientando trabalhos na área de Cultura, Poder e Religião com ênfase no período Moderno. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifal-MG orientando trabalhos na área de História da Educação e de Políticas Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa: Religiões nos impérios ibéricos: agentes, ideias e processos(séculos XV ao XX). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas. HISTEDBR/UNIFAL-MG. Como docente tem atuado em História da Educação, Educação Brasileira, Jesuítas, Fundamentos da Educação e , Formação de Professores em História, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP.

Références

ANCHIETA, Joseph de. Teatro de Anchieta. Tradução Pe Armando Cardoso. Obras Completas. 3º Vol. São Paulo: Loyola, 1977.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CAXA, Q. Breve relação da vida e morte do Pe. José de Anchieta. Introdução aparato crítico de Joaquim Ribeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Geral de Educação e Cultura, 1957.

COUTINHO, Afranio. A Literatura no Brasil. Editora Global. São Paulo, 2003.

EISENBERG, José. As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas. Belo Horizonte: UFMG, 2000

HERNANDES, Paulo Romualdo. O teatro de José de Anchieta: arte e pedagogia no Brasil colônia. Campinas: Alínea, 2008.

HERNANDES, Paulo Romualdo. O teatro de José de Anchieta Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2001.

LEITE, S. História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo I – Século XVI: O Estabelecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

PAIVA, José Maria. Colonização e Catequese. São Paulo: Cortez, 1982.

RAMALHO. Américo da Costa. A formação conimbricense de Anchieta. Hvmanitas. Vol. L, 1998.

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins. A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA

FIGURA “HERÓICA” DO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA. 119 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo. Maringá, 2006. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITE%20PPE%202010/dissertacoes/2006 Flavio_Ruckstadter.pdf. Acesso em: maio 2021.

RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. As origens do ensino de história no Brasil colonial: apresentação do epítome cronológico, genealógico e histórico do padre jesuíta António Maria Bonucci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 76–85, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639781. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639781. Acesso em: 7 jan. 2022.

VASCONCELOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesu do Estado do Brasil e do que obraram seus filhos n'esta parte do Novo Mundo. Em que se trata da entrada da Companhia de Jesu nas partes do Brasil, dos fundamentos que n‘ellas lançaram e continuaram seus religiosos, e algumas noticias antecedentes, curiosas e necessarias das cousas d'aquelle Estado. Lisboa: A.J. Fernandes, 1865. v. 1. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/242811>. Acesso em: 03 de jun. 2021.

VAINFAS, Ronaldo. Colonialismo e idolatrias: cultura e resistência indígenas no Mundo Colonial Ibérico. Rev. Bras. de História, São Paulo, v.11, n. 21, p. 101-124, set. 1990 / fev. 1991.

PONTES, Joel. Teatro de Anchieta. Rio de Janeiro. MEC, Serviço Nacional de Teatro, 1978.

VATICANNESWS. Canonização de Anchieta completa quatro anos. 3 de abril de 2018. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-francisco-canonizacao-jose-de-anchieta.htm. Acesso em: 14 de jun. de 2021.

VIOTTI, Hélio Abranches. Anchieta, o Apóstolo do Brasil. A inquisição e os professores do Colégio das Artes, Coimbra, 1948. v. I. p. 672-673

______. Anchieta, o apóstolo do Brasil. São Paulo: Loyola, 1966.

______. Padre José de Anchieta: textos históricos. São Paulo: Loyola, 1989. 9. v. (Obras Completas)

Téléchargements

Publié-e

2024-08-30

Numéro

Rubrique

Artigos