Anchieta and educational theater in Brazil

Authors

Keywords:

History of Education, Society of Jesus, José de Anchieta, Cultural History, religion

Abstract

This article analyzes the records, Na Aldeia de Guaraparim and Na Vila de Vitória ou de São Maurício, of the Jesuit mission José de Anchieta, with emphasis on its devil characters, in which we sought to understand the pedagogical role for education, moralization and for the catechization of the native peoples of Brazil in the colonial period. Using Bakhtinian assumptions, bibliographical research was carried out to analyze theatrical production in the cultural and ideological context in which moral and catechetical education took place in the 16th century, by the Society of Jesus.

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Author Biographies

Lara Eliani M.B. da Motta, Universidade Federal de Alfenas

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano (2010) e Licenciatura em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-graduação lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol e como designer instrucional no desenvolvimento de projetos e conteúdos para cursos educacionais online em consonância com as situações específicas de cada oferta educacional visando a qualidade no processo de autoaprendizagem.

Paulo Romualdo Hernandes, Universidade Federal de Alfenas

Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Processos religiosos, políticos e culturais que direta ou indiretamente conduziram Portugal a colonizar a América Portuguesa; Teatro de José de Anchieta, história da educação, Jesuítas, Brasil Colônia, Políticas Públicas.. Membro permanente do Programa Profissional de Pós-Graduação em História Ibérica orientando trabalhos na área de Cultura, Poder e Religião com ênfase no período Moderno. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifal-MG orientando trabalhos na área de História da Educação e de Políticas Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa: Religiões nos impérios ibéricos: agentes, ideias e processos(séculos XV ao XX). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas. HISTEDBR/UNIFAL-MG. Como docente tem atuado em História da Educação, Educação Brasileira, Jesuítas, Fundamentos da Educação e , Formação de Professores em História, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP.

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Published

2024-08-30

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Artigos