O Processo da Leitura: considerações sobre compreensão, aspectos cognitivos e tipos de processamento da informação

Autores

  • Juliana Regiani Pereira Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Departamento Regional do Paraná)
  • Luciane Baretta Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p33-47

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão Leitora, Aspectos Cognitivos da Leitura.

Resumo

A leitura é uma ação de raciocínio a qual compõe várias reflexões na construção da interpretação de uma mensagem escrita, e é essencial para que uma pessoa seja capaz de praticar sua cidadania de forma plena. Devido aos avanços nos estudos sobre leitura, passou-se a identificar peculiaridades relativas ao chamado leitor eficiente, proficiente, competente, o bom leitor. Porém, para alcançar a compreensão (textual), o leitor deve realizar a extração e construção de significações. Além disso, o processo de leitura é perpassado por aspectos cognitivos e tipos de processamento da informação. Nessa perspectiva, este artigo traz um recorte da revisão de literatura de uma pesquisa em nível de Mestrado, que teve como objetivo geral levantar dados referentes à percepção de acadêmicos (iniciantes, concluintes) de um curso de Letras Português, enquanto (futuros) professores de língua materna, acerca da habilidade e do ensino da leitura.

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Publicado

2024-02-18

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Artigos