Programas de intervenção em consciência fonológica e ensino da leitura para estudantes com síndrome de Down
Palavras-chave:
leitura e escrita, consciência fonológica, síndrome de DownResumo
O objetivo deste estudo foi investigar as pesquisas brasileiras que aplicaram programas de intervenção em consciência fonológica e ensino da leitura a estudantes com síndrome de Down. A metodologia foi qualitativa pautada na abordagem da psicologia cognitiva, a estratégia usada foi a revisão de pesquisas publicadas sobre a temática na plataforma Capes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 3 dissertações e 3 teses que atenderam aos critérios do estudo. Os programas enfatizaram as atividades de consciência fonológica e as relações entre fonemas-grafemas, sendo incluída a instrução de leitura em 3 deles. Os autores observaram ganhos nas habilidades fonológicas e de leitura, porém, o nível de desempenho dos participantes foi diversificado. Concluiu-se que os estudos nesta temática, são escassos, com poucos participantes e apenas 2 tiveram grupo controle.
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