Programas de intervenção em consciência fonológica e ensino da leitura para estudantes com síndrome de Down

Autores

Palavras-chave:

leitura e escrita, consciência fonológica, síndrome de Down

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as pesquisas brasileiras que aplicaram programas de intervenção em consciência fonológica e ensino da leitura a estudantes com síndrome de Down. A metodologia foi qualitativa pautada na abordagem da psicologia cognitiva, a estratégia usada foi a revisão de pesquisas publicadas sobre a temática na plataforma Capes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 3 dissertações e 3 teses que atenderam aos critérios do estudo. Os programas enfatizaram as atividades de consciência fonológica e as relações entre fonemas-grafemas, sendo incluída a instrução de leitura em 3 deles. Os autores observaram ganhos nas habilidades fonológicas e de leitura, porém, o nível de desempenho dos participantes foi diversificado. Concluiu-se que os estudos nesta temática, são escassos, com poucos participantes e apenas 2 tiveram grupo controle. 

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Biografia do Autor

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1992), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Doutorado em Educação pela UFPR (2013). Atualmente é professora Adjunto A do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores na educação especial e inclusiva, adaptação curricular, Comunicação Alternativa e Ampliada, educação especial e inclusiva, redes de apoio, Síndrome de Down e TEA.

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Publicado

2024-03-16

Edição

Seção

Artigos