A interferência dos dispositivos móveis nos hábitos de leitura: uma entrevista em profundidade com professores

Autores

Palavras-chave:

entrevista em profundidade, hábitos de leitura, dispositivos móveis, tecnologias digitais contemporâneas

Resumo

Com o rápido avanço das Tecnologias Digitais Contemporâneas (TDCs), o cenário educacional passou por mudanças significativas, impactando substancialmente os métodos de ensino adotados pelos professores e os processos de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a leitura, como habilidade fundamental, também foi afetada, especialmente com a popularização e portabilidade dos Dispositivos Móveis entre os estudantes. Essa mudança de paradigma suscita importantes questionamentos sobre como os professores percebem o impacto dessas tecnologias no hábito de leitura dos estudantes. Para aprofundar essa questão, conduziu-se uma entrevista em profundidade com dois professores experientes, um da área da filosofia/sociologia e outro da psicologia, para discutirem suas perspectivas em relação ao hábito de leitura dos estudantes. Durante a entrevista, os professores compartilharam preocupações semelhantes sobre como o uso de dispositivos móveis tem impactado os hábitos de leitura dos estudantes. Apesar dos desafios para a aprendizagem e a saúde mental por eles identificados, ambos concordam que os dispositivos móveis são ferramentas que já fazem parte da realidade de muitos contextos escolares, sendo essenciais para produtividade e aprendizado.

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Biografia do Autor

Wildson Cardoso Assunção, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Acadêmico do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. Possui mestrado em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2022) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UnirG (2017). Tem experiência em Psicologia, com ênfase em intervenções musicais. Principais interesses de pesquisa nos seguintes temas: tecnologias comportamentais; Ensino em Ciências; hábitos de leitura; terapias com intervenções musicais.

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciencia da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciencia da Educação pela Universidade do Minho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de jornalismo e no Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciencias e Saúde (PPGECS/UFT). É membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão "Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino" (Opaje).

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Publicado

2024-06-08

Edição

Seção

Artigos