A interferência dos dispositivos móveis nos hábitos de leitura: uma entrevista em profundidade com professores
Palavras-chave:
entrevista em profundidade, hábitos de leitura, dispositivos móveis, tecnologias digitais contemporâneasResumo
Com o rápido avanço das Tecnologias Digitais Contemporâneas (TDCs), o cenário educacional passou por mudanças significativas, impactando substancialmente os métodos de ensino adotados pelos professores e os processos de aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a leitura, como habilidade fundamental, também foi afetada, especialmente com a popularização e portabilidade dos Dispositivos Móveis entre os estudantes. Essa mudança de paradigma suscita importantes questionamentos sobre como os professores percebem o impacto dessas tecnologias no hábito de leitura dos estudantes. Para aprofundar essa questão, conduziu-se uma entrevista em profundidade com dois professores experientes, um da área da filosofia/sociologia e outro da psicologia, para discutirem suas perspectivas em relação ao hábito de leitura dos estudantes. Durante a entrevista, os professores compartilharam preocupações semelhantes sobre como o uso de dispositivos móveis tem impactado os hábitos de leitura dos estudantes. Apesar dos desafios para a aprendizagem e a saúde mental por eles identificados, ambos concordam que os dispositivos móveis são ferramentas que já fazem parte da realidade de muitos contextos escolares, sendo essenciais para produtividade e aprendizado.
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