Os métodos e ações em prol de uma qualidade de escrita: estratégia de produção textual nas primeiras séries de escolarização

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Resumo

Tomando a prática de produção textual como processo discursivo, nosso estudo tem por objetivo analisar a prática de produção de textos por meio de estratégias motivadoras comunicativas de trabalho, provindo da Linguística Funcional clássica (LFc) em consonância com elementos da textualidade, provindos da Linguística Textual (LT). O corpus de análise foi composto por 120 narrativas de estudantes de Lisboa. Como resultado, a produção escrita direcionada por estratégias de recontos sob o combinado semântica-pragmática, do vocabulário a frase e ao texto, é um processo essencial para o estudante manusear elementos constituintes da textualidade.

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Biografia do Autor

Matos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008); Mestrado em Estudos da Linguagem (L Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/RJ (2003); Especialista em L. Portuguesa UERJ (2000) e em EaD pelo SENAC (2010). Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Português Literaturas - UERJ (1995 e 1997). Atualmente é Professor associado na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, docente permanente do PROLING: Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino - MPLE. Coordenador do curso Lato Sensu PRPG/UFPB: CLELP: Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa. CLEaD: Ciências da Linguagem com ênfase na EaD.

Otília Souza, Instituto Politécnico de Lisboa

Otília da Costa e Sousa. É professora Coordenadora Principal no Instituto Politécnico de Lisboa, Professora Associada Convidada na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Possui Agregação em Formação de Professores pela Universidade de Lisboa (2013), doutoramento em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa(2001). Os seus interesses de investigação cruzam Linguística e Educação: literacia, ensino e aprendizagem, escrita, leitura, gramática, comunicação, formação de professores, diversidade e inclusão.

Referências

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Publicado

2024-03-16

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Artigos