Práticas de leitura em sala de aula: potencialidades do podcast

Autores

Palavras-chave:

leitura em sala de aula, letramentos digitais, podcast.

Resumo

O avanço tecnológico afetou o processo de ensino-aprendizagem, e atividades elementares como a leitura em sala de aula parecem ainda menos interessantes para alguns estudantes. Porém, essas inovações tecnológicas fazem parte do desenvolvimento social, não devendo serem tratadas como concorrência ao ensino. É necessário aproximar as práticas usuais da educação a essas tecnologias. A utilização de ferramentas como o podcast pode ressignificar a leitura literária, contextualizando-a em atividades interativas e de interesse dos alunos. Este trabalho reflete sobre as possibilidades de ensino a partir da realização de aulas de leitura contextualizadas, que possibilitem o desenvolvimento de habilidades dos alunos em seus mais diversos aspectos. Analisa-se a sequência de produção de um podcast como potencializadora da leitura em sala de aula e como possibilidade de atividade autoral. Concluindo, pontua-se sobre a eficácia do uso de ferramentas digitais nas aulas de leitura e sobre algumas sugestões de melhoria para sua utilização.

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Biografia do Autor

Vanessa da Costa Vieira Klüsener, Universidade Federal de Santa Maria

Vanessa da Costa Vieira Klüsener é licenciada em Letras Português e Literatura, pela Universidade Federal de Santa Maria, e bacharela em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Juliana Jacques Sales é Doutora em Educação; Professora adjunta do Departamento de Administração Escolar e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2025-05-09

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Artigos