Práticas de leitura em sala de aula: potencialidades do podcast

Autori

Parole chiave:

leitura em sala de aula, letramentos digitais, podcast.

Abstract

O avanço tecnológico afetou o processo de ensino-aprendizagem, e atividades elementares como a leitura em sala de aula parecem ainda menos interessantes para alguns estudantes. Porém, essas inovações tecnológicas fazem parte do desenvolvimento social, não devendo serem tratadas como concorrência ao ensino. É necessário aproximar as práticas usuais da educação a essas tecnologias. A utilização de ferramentas como o podcast pode ressignificar a leitura literária, contextualizando-a em atividades interativas e de interesse dos alunos. Este trabalho reflete sobre as possibilidades de ensino a partir da realização de aulas de leitura contextualizadas, que possibilitem o desenvolvimento de habilidades dos alunos em seus mais diversos aspectos. Analisa-se a sequência de produção de um podcast como potencializadora da leitura em sala de aula e como possibilidade de atividade autoral. Concluindo, pontua-se sobre a eficácia do uso de ferramentas digitais nas aulas de leitura e sobre algumas sugestões de melhoria para sua utilização.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vanessa da Costa Vieira Klüsener, Universidade Federal de Santa Maria

Vanessa da Costa Vieira Klüsener é licenciada em Letras Português e Literatura, pela Universidade Federal de Santa Maria, e bacharela em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria

Juliana Jacques Sales é Doutora em Educação; Professora adjunta do Departamento de Administração Escolar e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, Irandé. Aula de Português – Encontro & Interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/02/livro_bakhtin_estetica_criacao_verbal.pdf . Acessado em: 12 nov 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 13ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky e PEGRUM, Mark. Trad. Marcos Marcionilo. Letramentos digitais. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FERRAREZI JR., Celso e CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e textualidade. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf . Acessado em: 12 nov 2024.

MOTTA-ROTH, Desirré e HENGES, Graciela H. Produção textual na universidade. 1. ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula. Praticando os PCNs. Edição virtual (pré-print). Editora Mercado de Letras, 2000.

ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. 1. ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda e BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

SOCORRO, Adriana. Formação docente e o ensino dos gêneros do discurso: impasses e possibilidades na compreensão da teoria. In: Formação inicial e continuada de professores: o múltiplo e o complexo das práticas educativas. Adair Vieira Gonçalves; Maria Rosa Petroni (organizadores) – Dourados: Ed. UFGD, 2012.

Pubblicato

2025-05-09

Fascicolo

Sezione

Artigos