Gestos imperceptíveis: cidades em (des) ocupações... (des)territorializações...

Autores/as

  • Elenise Cristina Pires de Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Louise Mara Soares Bastos Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p37-55

Palabras clave:

Cidade, filosofia da diferença, imagens

Resumen

Expressões de cidades em experimentação através de imagens a nos auxiliar a responder as seguintes questões que essa escritapesquisa lança: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Ocupações (im)prováveis? Desterritorializações (im)possíveis? Dois momentos de produção de imagens que (se) pretendem des...: um evento de grafite em um distrito de Feira de Santana, BA – Bonfim da Feira – e oficinas de fotografias em Ichu, no sertão baiano, realizadas com alunos do ensino médio de uma escola pública. Grafites-muros, ruas-diagramas a desorganizarem o senso comum, a implodirem uma busca estrita da recognição, fissuras na política de pensar o já pensado. Outras (des)ordens, linhas de potência em gestos imperceptíveis. Re-a-linhar o pensar a sensação para o plano educação, desconsiderando movimentos que levem a concretizações, centralidades e determinações seja da ciência, da arte, do tempo, da produção de conhecimento ou do próprio pensamento. Outros modos de existência em (des)ocupações...

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Elenise Cristina Pires de Andrade é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual Paulista), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de estudos e escritas com imagens, filosofia da diferença, perpassando pela produção e divulgação de conhecimentos e(m) sensibilidades pelos cenários urbanos.

Louise Mara Soares Bastos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Louise Mara Soares Bastos é graduada em Comunicação Social (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação. É bolsista FAPESB.

Citas

ALMEIDA, Edivan Carneiro de. Que Ichu (des)enquadra em mim? Alegrar, Curitiba, PR, n. 16, n. p., 2015. Disponível em: <http://goo.gl/qkmI1Z>. Acesso em: 18 fev. 2016.

AMORIM, A. C. Três crianças a compor um plano para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 411-426, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/amorim.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2016.

______. Fotografia, som e cinema como afectos e perceptos no conhecimento da escola. Teias, v. 8, n. 15-16, p. 1-12, jan./dez. 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23998/16968>. Acesso em: 31 mar. 2016.

ANDRADE, Elenise Cristina Pires. Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 651-669, jul. 2016. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678>. Acesso em: 30 ago. 2016.

BASBAUM, R. Diagramação e processos de transformação. In: CRUZ, J. (Org.). Gilles Deleuze: sentidos e expressões. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

______. Sur, Sur, Sur, Sur... comme diagramme: carte + marque. Multitudes, França, v. 04, n. 43, p. 24-27, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/vtMVgG>. Acesso em: 20 fev. 2016.

CARVALHO, Janete M.C.; FERRAÇO, Carlos Eduardo. A rostidade da figura do professor e do aluno por entre os muros da escola: docência e práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 143-159, set./dez., 2014. Disponível em < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss3articles/carvalho-ferraco.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2016.

CATUNDA, M; ROMAGUERA, A.R.T. Imagens e sonoridades: é possível fissurar cotidianos escolares? Quaestio: revista de estudos em educação. v. 18, n. 1, p. 159-175, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2571>. Acesso em: 10 ago. 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: 34, 1997. 5 v.

______. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995. 1 v.

______. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário do Aurélio Online. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

GODINHO, A. Diagramas para pensar/diagramas de sensação. In: GALLO, S.; NOVAES, M.; GUARIENTI, L. B. O. (Org.). Conexões: Deleuze e políticas e resistências e... Petrópolis, RJ: DP&A; Campinas, SP: ALB; Brasília, DF: Caés, 2013.

______. Máquinas anómalas e nómadas: do que ainda não existe ao que já não existe mais. Ou do que já não existe mais ao que ainda não existe. In: ROMAGUERA, Alda; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.

GUATARRI, F. ; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

KOENIG, John. The Dictionary of Obscure Sorrows. Disponível em: <http://www.dictionaryofobscuresorrows.com/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

NASCIMENTO, R. D. S. Dimensões políticas da teoria deleuziana dos signos. In: GALLO, S.; NOVAES, M.; GUARIENTI, L. B. O. (Org.). Conexões: Deleuze e políticas e resistências e... Petrópolis, RJ: DP&A; Campinas, SP: ALB; Brasília, DF: Capes, 2013.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: 34, 2005.

ZEPKE, Stephen. Deleuze, Guattari and contemporary art. In: HOLLAND, Eugene W.; SMITH, Daniel; STIVALE, Charles J. (Ed.) Gilles Deleuze: image and text. London: Continuum, 2009.

WIEDEMANN, Sebastian. Duas infâncias que amavam o mar. In: ROMAGUERA, Alda; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.

WUNDER, Alik; ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Experimentações Coletivas por Entre Poesias, Fotografias e Ventos-Áfricas. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 31-45, jul./dez. 2014.

Publicado

2017-05-16

Número

Sección

Artigos