Gestos imperceptíveis: cidades em (des) ocupações... (des)territorializações...

Autori

  • Elenise Cristina Pires de Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.
  • Louise Mara Soares Bastos Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n69p37-55

Parole chiave:

Cidade, filosofia da diferença, imagens

Abstract

Expressões de cidades em experimentação através de imagens a nos auxiliar a responder as seguintes questões que essa escritapesquisa lança: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Ocupações (im)prováveis? Desterritorializações (im)possíveis? Dois momentos de produção de imagens que (se) pretendem des...: um evento de grafite em um distrito de Feira de Santana, BA – Bonfim da Feira – e oficinas de fotografias em Ichu, no sertão baiano, realizadas com alunos do ensino médio de uma escola pública. Grafites-muros, ruas-diagramas a desorganizarem o senso comum, a implodirem uma busca estrita da recognição, fissuras na política de pensar o já pensado. Outras (des)ordens, linhas de potência em gestos imperceptíveis. Re-a-linhar o pensar a sensação para o plano educação, desconsiderando movimentos que levem a concretizações, centralidades e determinações seja da ciência, da arte, do tempo, da produção de conhecimento ou do próprio pensamento. Outros modos de existência em (des)ocupações...

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Elenise Cristina Pires de Andrade é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual Paulista), tem Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas). É professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de estudos e escritas com imagens, filosofia da diferença, perpassando pela produção e divulgação de conhecimentos e(m) sensibilidades pelos cenários urbanos.

Louise Mara Soares Bastos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Louise Mara Soares Bastos é graduada em Comunicação Social (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação. É bolsista FAPESB.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Edivan Carneiro de. Que Ichu (des)enquadra em mim? Alegrar, Curitiba, PR, n. 16, n. p., 2015. Disponível em: <http://goo.gl/qkmI1Z>. Acesso em: 18 fev. 2016.

AMORIM, A. C. Três crianças a compor um plano para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 411-426, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/amorim.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2016.

______. Fotografia, som e cinema como afectos e perceptos no conhecimento da escola. Teias, v. 8, n. 15-16, p. 1-12, jan./dez. 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23998/16968>. Acesso em: 31 mar. 2016.

ANDRADE, Elenise Cristina Pires. Ocupações (im)prováveis: que cidade devém? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 651-669, jul. 2016. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644678>. Acesso em: 30 ago. 2016.

BASBAUM, R. Diagramação e processos de transformação. In: CRUZ, J. (Org.). Gilles Deleuze: sentidos e expressões. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

______. Sur, Sur, Sur, Sur... comme diagramme: carte + marque. Multitudes, França, v. 04, n. 43, p. 24-27, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/vtMVgG>. Acesso em: 20 fev. 2016.

CARVALHO, Janete M.C.; FERRAÇO, Carlos Eduardo. A rostidade da figura do professor e do aluno por entre os muros da escola: docência e práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 143-159, set./dez., 2014. Disponível em < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss3articles/carvalho-ferraco.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2016.

CATUNDA, M; ROMAGUERA, A.R.T. Imagens e sonoridades: é possível fissurar cotidianos escolares? Quaestio: revista de estudos em educação. v. 18, n. 1, p. 159-175, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/article/view/2571>. Acesso em: 10 ago. 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: 34, 1997. 5 v.

______. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: 34, 1995. 1 v.

______. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário do Aurélio Online. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

GODINHO, A. Diagramas para pensar/diagramas de sensação. In: GALLO, S.; NOVAES, M.; GUARIENTI, L. B. O. (Org.). Conexões: Deleuze e políticas e resistências e... Petrópolis, RJ: DP&A; Campinas, SP: ALB; Brasília, DF: Caés, 2013.

______. Máquinas anómalas e nómadas: do que ainda não existe ao que já não existe mais. Ou do que já não existe mais ao que ainda não existe. In: ROMAGUERA, Alda; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.

GUATARRI, F. ; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

KOENIG, John. The Dictionary of Obscure Sorrows. Disponível em: <http://www.dictionaryofobscuresorrows.com/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

NASCIMENTO, R. D. S. Dimensões políticas da teoria deleuziana dos signos. In: GALLO, S.; NOVAES, M.; GUARIENTI, L. B. O. (Org.). Conexões: Deleuze e políticas e resistências e... Petrópolis, RJ: DP&A; Campinas, SP: ALB; Brasília, DF: Capes, 2013.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: 34, 2005.

ZEPKE, Stephen. Deleuze, Guattari and contemporary art. In: HOLLAND, Eugene W.; SMITH, Daniel; STIVALE, Charles J. (Ed.) Gilles Deleuze: image and text. London: Continuum, 2009.

WIEDEMANN, Sebastian. Duas infâncias que amavam o mar. In: ROMAGUERA, Alda; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e máquinas e devires e... Rio de Janeiro: DP et Alii, 2016.

WUNDER, Alik; ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Experimentações Coletivas por Entre Poesias, Fotografias e Ventos-Áfricas. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 31-45, jul./dez. 2014.

Pubblicato

2017-05-16

Fascicolo

Sezione

Artigos