Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n62p87-98Mots-clés :
Produção de texto, dialogismo, vozes sociais, fracasso escolar.Résumé
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco e da disciplina Produção Escrita em Língua Materna, da Universidade Estadual de Campinas.Nele, discutimos a importância de se abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem e daqueles que levam em conta a produção a partir de seu caráter dialógico. Visamos analisar uma das produções realizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tinha como primórdio a produção de livros a serem expostos na Feira Cultural da escola e, em seguida, depositados na biblioteca da escola para empréstimo aos demais alunos.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.