Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto

Auteurs-es

  • Milena Moretto

DOI :

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n62p87-98

Mots-clés :

Produção de texto, dialogismo, vozes sociais, fracasso escolar.

Résumé

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco e da disciplina Produção Escrita em Língua Materna, da Universidade Estadual de Campinas.Nele, discutimos a importância de se abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem e daqueles que levam em conta a produção a partir de seu caráter dialógico. Visamos analisar uma das produções realizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tinha como primórdio a produção de livros a serem expostos na Feira Cultural da escola e, em seguida, depositados na biblioteca da escola para empréstimo aos demais alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Numéro

Rubrique

Artigos