Vozes que emergem em sala de aula: a importância do dialogismo nas dinâmicas de produção de texto

Autori

  • Milena Moretto

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n62p87-98

Parole chiave:

Produção de texto, dialogismo, vozes sociais, fracasso escolar.

Abstract

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco e da disciplina Produção Escrita em Língua Materna, da Universidade Estadual de Campinas.Nele, discutimos a importância de se abrir um espaço para a interação verbal em sala de aula. Pautamo-nos em autores que enfatizam o caráter constitutivo da linguagem e daqueles que levam em conta a produção a partir de seu caráter dialógico. Visamos analisar uma das produções realizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tinha como primórdio a produção de livros a serem expostos na Feira Cultural da escola e, em seguida, depositados na biblioteca da escola para empréstimo aos demais alunos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Fascicolo

Sezione

Artigos