Três gestos de análise sobre a leitura e escrita em Ciências da Natureza

Autores

  • Rafael Margatto Aloisio Universidade Federal do Paraná
  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

análise de discurso francesa, formação de professores, ensino de ciências

Resumo

O artigo defende que ao estudar e ensinar ciências, ao mesmo tempo, é possível ensinar e estudar a leitura e escrita. Assim desperta a problemática da linguagem na formação de professores procurando formas de enfrenta-la à luz da teorização discursiva. O objetivo principal reside em produzir gestos de análise sobre os sentidos produzidos por professores sobre as relações entre leitura e escrita na área de Ciências da Natureza. Para esse fim, foi realizado um estudo exploratório, orientado pelo referencial da Análise de Discurso Francesa, o corpus de análise se constitui pelos registros de doze professores. Os resultados foram organizados em três gestos de análise - situacional, cultural e de finalidade – compostos por sentidos produzidos sobre leitura e escrita no contexto escolar. Conclui-se que estes gestos de análise refletem as condições ideológicas e metodológicas que influem nas práticas escolares de leitura e escrita e devem ser repensadas pela formação de professores.

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Biografia do Autor

Rafael Margatto Aloisio, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Professor da educação básica.

 

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná

 

Doutor em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR. Professor Adjunto II lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, da UFPR.

 

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos