Três gestos de análise sobre a leitura e escrita em Ciências da Natureza
Parole chiave:
análise de discurso francesa, formação de professores, ensino de ciênciasAbstract
O artigo defende que ao estudar e ensinar ciências, ao mesmo tempo, é possível ensinar e estudar a leitura e escrita. Assim desperta a problemática da linguagem na formação de professores procurando formas de enfrenta-la à luz da teorização discursiva. O objetivo principal reside em produzir gestos de análise sobre os sentidos produzidos por professores sobre as relações entre leitura e escrita na área de Ciências da Natureza. Para esse fim, foi realizado um estudo exploratório, orientado pelo referencial da Análise de Discurso Francesa, o corpus de análise se constitui pelos registros de doze professores. Os resultados foram organizados em três gestos de análise - situacional, cultural e de finalidade – compostos por sentidos produzidos sobre leitura e escrita no contexto escolar. Conclui-se que estes gestos de análise refletem as condições ideológicas e metodológicas que influem nas práticas escolares de leitura e escrita e devem ser repensadas pela formação de professores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, M.J.P.M; CASSIANI, S.; OLIVEIRA, O. B. Leitura e Escrita em Aulas de Ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. São Paulo: Papirus, 2016. pp.17-34.
ARROIO, A. O ensino de Ciências para uma sociedade contemporânea. In: CARVALHO, A.M.A. (org.). Formação de professores: múltiplos enforques. São Paulo: Sarandi, 2013. p.165-180.
ESPINOZA, A. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação de alunos. Tradução Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2010.
GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed., 2002.
MORAES, R. Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio: currículos em processo permanente de superação. MORAES, R.; MANCUSO, R. (org.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijui: UniJui, 2004, p.15-41.
ORLANDI, E.P. A Linguagem e seu Funcionamento: as Formas do Discurso. 6.ed. São Paulo: Pontes, 2011.
ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico: 6.ed. Petrópolis, Vozes, 2012.
ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11.ed. Campinas: Pontes, 2013.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi. 3.ed. Campinas: Pontes, 2002.
PFEIFFER, C. O leitor no contexto escolar. In: ORLANDI, E.P. (org.). A Leitura e os Leitores. 2.ed. Campinas: Pontes. 2003. p.87-104.