Três gestos de análise sobre a leitura e escrita em Ciências da Natureza

Auteurs-es

  • Rafael Margatto Aloisio Universidade Federal do Paraná
  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

análise de discurso francesa, formação de professores, ensino de ciências

Résumé

O artigo defende que ao estudar e ensinar ciências, ao mesmo tempo, é possível ensinar e estudar a leitura e escrita. Assim desperta a problemática da linguagem na formação de professores procurando formas de enfrenta-la à luz da teorização discursiva. O objetivo principal reside em produzir gestos de análise sobre os sentidos produzidos por professores sobre as relações entre leitura e escrita na área de Ciências da Natureza. Para esse fim, foi realizado um estudo exploratório, orientado pelo referencial da Análise de Discurso Francesa, o corpus de análise se constitui pelos registros de doze professores. Os resultados foram organizados em três gestos de análise - situacional, cultural e de finalidade – compostos por sentidos produzidos sobre leitura e escrita no contexto escolar. Conclui-se que estes gestos de análise refletem as condições ideológicas e metodológicas que influem nas práticas escolares de leitura e escrita e devem ser repensadas pela formação de professores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Margatto Aloisio, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Professor da educação básica.

 

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná

 

Doutor em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR. Professor Adjunto II lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, da UFPR.

 

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Publié-e

2024-08-30

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Rubrique

Artigos