Três gestos de análise sobre a leitura e escrita em Ciências da Natureza
Mots-clés :
análise de discurso francesa, formação de professores, ensino de ciênciasRésumé
O artigo defende que ao estudar e ensinar ciências, ao mesmo tempo, é possível ensinar e estudar a leitura e escrita. Assim desperta a problemática da linguagem na formação de professores procurando formas de enfrenta-la à luz da teorização discursiva. O objetivo principal reside em produzir gestos de análise sobre os sentidos produzidos por professores sobre as relações entre leitura e escrita na área de Ciências da Natureza. Para esse fim, foi realizado um estudo exploratório, orientado pelo referencial da Análise de Discurso Francesa, o corpus de análise se constitui pelos registros de doze professores. Os resultados foram organizados em três gestos de análise - situacional, cultural e de finalidade – compostos por sentidos produzidos sobre leitura e escrita no contexto escolar. Conclui-se que estes gestos de análise refletem as condições ideológicas e metodológicas que influem nas práticas escolares de leitura e escrita e devem ser repensadas pela formação de professores.
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