Avaliações de leitura: como alunos do fundamental I retomam textos-fonte?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p63-78

Palavras-chave:

leitura, interpretação de texto, avaliação da aprendizagem.

Resumo

Como, em provas de Língua Portuguesa, a interpretação de textos literários ocorre? Analisamos 39 perguntas e 1.100 respostas, coletadas por um ano, em uma pesquisa com inspiração etnográfica, em classes do 3º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública. O grupo de participantes foi formado por trinta crianças, majoritariamente com nove anos. Foram objetivos: 1) Analisar as questões de interpretação de textos literários das provas; e 2) Compreender como, ao respondê-las, os participantes retomam os textos-fonte. Para analisar as questões, consideramos a complexidade da tarefa, gerada pelo quanto de inferência faz-se para responder. Para averiguar as retomadas, verificamos as alterações das respostas com relação aos textos-fontes, cotejando duas tendências: a vertente parafrástica e a das escritas mais subjetivadas. Ao longo dos trimestres, as questões apresentadas às crianças foram aumentando em nível de complexidade. Paralelamente, elas passaram a se apoiar menos na reprodução do texto-fonte ao respondê-las.

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Biografia do Autor

Claudia Rosa Riolfi, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente na Universidade de São Paulo. Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP, desde 2004. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/USP.

Mariana Caló, Red House International School, São Paulo (SP), Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, onde recebeu financiamento do Programa Unificado de Bolsas de Estudos - PUB.

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Publicado

2024-02-18

Edição

Seção

Artigos