Avaliações de leitura: como alunos do fundamental I retomam textos-fonte?
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p63-78Palavras-chave:
leitura, interpretação de texto, avaliação da aprendizagem.Resumo
Como, em provas de Língua Portuguesa, a interpretação de textos literários ocorre? Analisamos 39 perguntas e 1.100 respostas, coletadas por um ano, em uma pesquisa com inspiração etnográfica, em classes do 3º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública. O grupo de participantes foi formado por trinta crianças, majoritariamente com nove anos. Foram objetivos: 1) Analisar as questões de interpretação de textos literários das provas; e 2) Compreender como, ao respondê-las, os participantes retomam os textos-fonte. Para analisar as questões, consideramos a complexidade da tarefa, gerada pelo quanto de inferência faz-se para responder. Para averiguar as retomadas, verificamos as alterações das respostas com relação aos textos-fontes, cotejando duas tendências: a vertente parafrástica e a das escritas mais subjetivadas. Ao longo dos trimestres, as questões apresentadas às crianças foram aumentando em nível de complexidade. Paralelamente, elas passaram a se apoiar menos na reprodução do texto-fonte ao respondê-las.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A de. Etnografia da prática escolar. Papirus, 1995.
APPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APPLEGATE, A. J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, Newark, NJ, v. 56, n. 2, p. 174-180, 2002.
BARATTO, R. Os 20 distritos com os IDH mais altos e mais baixos de São Paulo. ArchDaily, 2016.
BRIDON, J.; NEITZEL. A. de A. Competências leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica. Educação & Realidade, 39(2), 437-462, 2014.
D'ALESSANDRO, S. L. A rebelião dos pequenos copistas: marcas de reescrita em textos produzidos por crianças. (doi:10.11606/D.48.2020.tde-15022021-203451) [Dissertação, Mestrado em Educação, Linguagem e Psicologia, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo]. Repositório institucional teses USP, 2020.
DUMONT, S. Os meninos que viraram estrelas (1ª ed., 48 p.). Companhia das Letrinhas, 2003.
GERHARDT, A. F. L. M.; BOTELHO, P. F.; AMANTES, A. M. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 15(1), 180-208, 2015.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas (1ª ed., 443 p.). LTC, 2008.
GOMES, S. dos S. Avaliação das capacidades de leitura. Educar em Revista, 63, 221-236, 2017.
GRÉSILLON, A. Elementos de crítica genética: como ler os manuscritos modernos (Tradução de Cristina de Campos Velho Birck). Editora da UFRGS, 2007.
LEAL, T. F., MORAIS, A. G., PESSOA, A. C. R. G.; NASCIMENTO, J. C. Habilidades de compreensão leitora: seu ensino e sua avaliação pela Provinha Brasil. Revista Brasileira de Educação. 22(68), 187-211; 2017.
NASCIMENTO, D. V. K. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019.
ORLANDI, E.P. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico (5ª ed., 160 p.). Vozes, 2007.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento. (6ª ed.). São Paulo: Editora Brasiliense. p. 180-190, 2009.
ORLANDI, E. P. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. RUA, 4(1), 9–20, 2015.
ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura (9ª ed., 118p.). Cortez e Editora da UNICAMP, 2018.
SUASSUNA, L. Avaliação da escrita escolar: a importância e o papel dos critérios. Educar em Revista, 66, 275-293, 2017.
TOLKIEN, J. R. R. O senhor dos anéis: a sociedade do anel (576). Harper Collins, 2019.
URIBE, V. Contos de assombração (4ª ed. 89 p.). Ática, 1988.