Avaliações de leitura: como alunos do fundamental I retomam textos-fonte?
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p63-78Parole chiave:
leitura, interpretação de texto, avaliação da aprendizagem.Abstract
Como, em provas de Língua Portuguesa, a interpretação de textos literários ocorre? Analisamos 39 perguntas e 1.100 respostas, coletadas por um ano, em uma pesquisa com inspiração etnográfica, em classes do 3º ano do ensino fundamental I, de uma escola pública. O grupo de participantes foi formado por trinta crianças, majoritariamente com nove anos. Foram objetivos: 1) Analisar as questões de interpretação de textos literários das provas; e 2) Compreender como, ao respondê-las, os participantes retomam os textos-fonte. Para analisar as questões, consideramos a complexidade da tarefa, gerada pelo quanto de inferência faz-se para responder. Para averiguar as retomadas, verificamos as alterações das respostas com relação aos textos-fontes, cotejando duas tendências: a vertente parafrástica e a das escritas mais subjetivadas. Ao longo dos trimestres, as questões apresentadas às crianças foram aumentando em nível de complexidade. Paralelamente, elas passaram a se apoiar menos na reprodução do texto-fonte ao respondê-las.Downloads
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