Textos de divulgação científica sobre física quântica nas histórias de leitura de ingressantes em um curso de Licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p97-111Palavras-chave:
Divulgação científica, Licenciatura em Física, IngressantesResumo
Analisamos a presença da divulgação científica relacionado ao conhecimento de quântica nas histórias de leitura de ingressantes em um curso de Licenciatura em Física de uma universidade federal. Para isso, foi elaborado um questionário aplicado a estudantes de uma das disciplinas da primeira fase de tal curso de graduação. As perguntas realizadas foram organizadas em torno de três temas de interesse deste estudo: 1) Qual a relação dos estudantes com textos escritos e a leitura de forma geral? 2) Qual a experiência desses estudantes com textos e leituras de divulgação científica antes da graduação? 3) Quais textos e meios de divulgação os estudantes usaram para conhecer a física quântica antes da graduação? Os resultados apontam para a importância de textos de divulgação científica na constituição da história de leitura de parte desses estudantes e que a maioria ainda não acompanha mídias sobre ciência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. P. M. de; RICON, A. E. . Divulgação Científica e texto literário – uma perspectiva cultural em aulas de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.10, n.1, p. 7-13, abr. 1993. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BUNGUM, B.; BØE, M. V.; HENRIKSEN, E. K. . Quantum Talk: How small-group discussions may enhance students’ understanding in quantum physics. Science Education. vol. 102, n. 4, 2018.
CORNEJO, Jorge Norberto, ROBLE, María Beatriz, BARRERO Carmen, MARTÍN, Ana María. Hábitos de lectura en alumnos universitarios de carreras de ciencia y de tecnología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 9, n.1, p. 155-163, 2012.
DELAMARO, Maurício; MINGRONI, Andreia; CICONE, Debora. Sobre hábitos de leitura de estudantes de engenharia: um diagnóstico preliminar; Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Set. 2006.
FERREIRA, L. N. A; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.3-31, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
HOLMEGAARD, H. T., MADSEN, L. M., ULRIKSEN, L. To Choose or Not to Choose Science: Constructions of desirable identities among young people considering a STEM higher education programme. International Journal of Science Education, v. 36, n. 2, p. 186-215, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2012.749362
KLUCEVSEK, Kristin M.; BRUNGARD, Allison B. Information literacy in science writing: how students find, identify, and use scientific literature, International Journal of Science Education, v.38, n.17, p. 1-23, 2016. DOI: 10.1080/09500693.2016.1253120
Oliveira, M. H. M. A. D. (1996). Funções da leitura para estudantes de graduação. Psicologia Escolar e Educacional, 1(1), 61-68.
ORLANDI, E. P. A história do sujeito-leitor: uma questão para a leitura. Letras De Hoje, v. 21, n. 1, 2014
PATTERSON, Alexis; ROMAN, Diego; FRIEND, Michelle; OSBORNE, Jonathan; DONOVAN, Brian. Reading for meaning: The foundational knowledge every teacher of science should have. International Journal of Science Education, v. 40, n.3, 2018. DOI: 10.1080/09500693.2017.1416205
PAULO, I. J. C. de; MOREIRA, M. A. O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio. Ciência e Educação (Bauru), Bauru , v. 17, n. 2, p. 421-434, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000200011.
SETLIK, Joselaine; HIGA, Ivanilda. Percepções de estudantes de um curso de licenciatura em física sobre a leitura e a escrita no ensino e na aprendizagem de física. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 18-38, mai./ago. 2018.