Narrar varandas, avarandar a formação de professores e a pesquisa em educação em ciências com literatura

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, educação em ciências, literatura, pedagogia

Resumo

Esta pesquisa analisa experiências de formação de professores de ciências em um curso de pedagogia, a partir da leitura de textos literários, em especial o romance A varanda do Frangipani de Mia Couto no qual a natureza/varanda é recriada a fim de produzir novas maneiras de inventar a vida. A partir dessas leituras, os estudantes escreveram e contaram suas próprias varandas numa tentativa de criar e inventar formas de pensar educação em ciências. O fundamento teórico da pesquisa compõe as noções de igualdade de inteligências e de emancipação intelectual de Jacques Rancière. A produção de conhecimento desta pesquisa situa na criação de textos literários, minicontos, que reinventam as varandas narradas nos cursos de formação. A potência literária da pesquisa partilha outros movimentos de escrita entre a formação de professores de ciências e aquilo que temos inventado nas práticas escolares como o mundo natural.

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Biografia do Autor

Guilherme Barreto Trópia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Guilherme Trópia é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerias, tem Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. É professor/pesquisador do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Forada. Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens, Culturas e Ensino de Ciências e Biologia. E-mail: guilhermetropia@gmail.com

Pedro da Cunha Pinto Neto, UNICAMP

Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Ensino (gepCE) e atua na formação de pesquisadores nos Programas de Pós Graduação em Educação (FE/UNICAMP) e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP).

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Publicado

2024-03-16

Edição

Seção

Artigos