Narrar varandas, avarandar a formação de professores e a pesquisa em educação em ciências com literatura
Palavras-chave:
formação de professores, educação em ciências, literatura, pedagogiaResumo
Esta pesquisa analisa experiências de formação de professores de ciências em um curso de pedagogia, a partir da leitura de textos literários, em especial o romance A varanda do Frangipani de Mia Couto no qual a natureza/varanda é recriada a fim de produzir novas maneiras de inventar a vida. A partir dessas leituras, os estudantes escreveram e contaram suas próprias varandas numa tentativa de criar e inventar formas de pensar educação em ciências. O fundamento teórico da pesquisa compõe as noções de igualdade de inteligências e de emancipação intelectual de Jacques Rancière. A produção de conhecimento desta pesquisa situa na criação de textos literários, minicontos, que reinventam as varandas narradas nos cursos de formação. A potência literária da pesquisa partilha outros movimentos de escrita entre a formação de professores de ciências e aquilo que temos inventado nas práticas escolares como o mundo natural.Downloads
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