Narrar varandas, avarandar a formação de professores e a pesquisa em educação em ciências com literatura

Autori

Parole chiave:

formação de professores, educação em ciências, literatura, pedagogia

Abstract

Esta pesquisa analisa experiências de formação de professores de ciências em um curso de pedagogia, a partir da leitura de textos literários, em especial o romance A varanda do Frangipani de Mia Couto no qual a natureza/varanda é recriada a fim de produzir novas maneiras de inventar a vida. A partir dessas leituras, os estudantes escreveram e contaram suas próprias varandas numa tentativa de criar e inventar formas de pensar educação em ciências. O fundamento teórico da pesquisa compõe as noções de igualdade de inteligências e de emancipação intelectual de Jacques Rancière. A produção de conhecimento desta pesquisa situa na criação de textos literários, minicontos, que reinventam as varandas narradas nos cursos de formação. A potência literária da pesquisa partilha outros movimentos de escrita entre a formação de professores de ciências e aquilo que temos inventado nas práticas escolares como o mundo natural.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Guilherme Barreto Trópia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Guilherme Trópia é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerias, tem Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. É professor/pesquisador do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Forada. Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens, Culturas e Ensino de Ciências e Biologia. E-mail: guilhermetropia@gmail.com

Pedro da Cunha Pinto Neto, UNICAMP

Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Ensino (gepCE) e atua na formação de pesquisadores nos Programas de Pós Graduação em Educação (FE/UNICAMP) e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP).

Riferimenti bibliografici

AUGUSTO, T. G. S.; AMARAL, I. A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciência & Educação, v.21, n.2, p.493-509, 2015.

AUTOR 1 (2018).

AUTORES (2021).

BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo, SP: Leya, 2010a.

BARROS, M. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barrros. São Paulo, SP: Editora Plante do Brasil, 2010b.

BELUSCI, H. T.; BAROLLI, E. Impasses na formação inicial de professores das séries iniciais para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.1, p.135-158, 2013.

CEZAR, P. SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA: a desbiografia oficial de Manoel de Barros. Produção Artezanato Eletrônico. Biscoito Fino, DVD. Rio de Janeiro, RJ, 2009.

CHAVES, S. N. Reencantar a ciência, reinventar a docência. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2013.

COLASANTI, M. O navio fantasma atracou na terceira margem do rio. Leitura: Teoria e Prática, v.32, n.63, p.155-165, 2014.

COLOMBO JÚNIOR, P. D.; LOURENÇO, A. B.; SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de Física nos anos iniciais: análise da argumentação na resolução de uma “atividade de conhecimento físico”. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n.2, p.489-507, 2012.

COUTO, M. A varanda do frangipani. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.

DIAS, S.; CANTARINO, C. Biografias impossíveis: escrever encontros entre artes e ciências. ComCiência, v.160, 2014.

JAFFE, N. A legião estrangeira de Clarice Lispector e o efeito de estranhamento. Campinas: CPFL CULTURA, 2015.

KRELLING, A. G. Quando a pesquisa e brincadeira se encontram: reinventando a poesia de Manoel de Barros no cotidiano escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.8, n.2, p.161-175, 2006.

LISPECTOR, C. A legião estrangeira. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 1999.

LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.2, p.241-253, 2008.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia e a escola. Belo Horizonte. MG: Autêntica Editora, 2014a.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2014b.

PELLEJERO, E. A lição do aluno: uma introdução à obra de Jacques Rancière. Saberes – revista interdisciplinar de filosofia e educação, v.2, n.3, p.18-30, 2009.

PETRUCCI-ROSA, M. I. Mônadas Benjaminianas como possibilidade metodológica. In: Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Rio de Janeiro, RJ, 2014.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2002.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo, SP: Editora 34, 2005.

RANCIÈRE, J. O Espectador Emancipado. São Paulo, SP: Editora Martins Fontes, 2012.

Pubblicato

2024-03-16

Fascicolo

Sezione

Artigos